Martins, Cláudio JoséFreire, João Luiz Guerra2023-06-122018-02-20https://repositorio.cefetmg.br/handle/123456789/240O objetivo deste trabalho consiste na caracterização estrutural de uma ponte rolante de transporte de aço líquido, com capacidade nominal de 120 toneladas no carro principal, 30 toneladas no carro auxiliar e 22,5 m de vão, por seus parâmetros modais, como frequências naturais, taxa de amortecimento e modos de vibração. Os parâmetros modais experimentais da estrutura da ponte rolante foram obtidos a partir do registro de suas vibrações em operação, por meio de acelerômetros tipo força-balanço e sua caracterização estrutural foi obtida ajustando-se os valores modais de um modelo numérico baseado no Método de Elementos Finitos, aos valores experimentais, resultando no denominado modelo numérico calibrado. A fim de validar a técnica, a ponte rolante foi submetida a ensaio de carga estática onde foram registrados suas deflexões e tensões por meio de topografia e extensometria. Os modelos numéricos não calibrado e calibrado simularam a mesma condição do ensaio de carga estática e os valores obtidos foram comparados. O estudo mostrou que a calibração do modelo por meio de parâmetros modais representa importante ferramenta e valida o uso de análise modal na caracterização de estruturas industriais de grande porte.ptCaracterização estrutural de ponte rolante a partir da calibração de um modelo numérico ajustado a seus parâmetros modaisDissertação2023-06-12Engenharia de estruturasAnálise modalMétodos dos elementos finitos - Modelos