Silva, Renato Caixeta daOliveira, Maria Fernanda Lacerda de2025-05-072024-11-01https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/1362As céleres transformações na sociedade contemporânea têm exigido novas aprendizagens para lidar com as tecnologias que emergem e estão cada vez mais inseridas nas interações humanas, inclusive na educação, em geral, e no ensino de línguas estrangeiras em específico. Essas exigências têm surgido em diferentes momentos tais como os experienciados durante o contexto da pandemia da Covid-19 e o ensino remoto emergencial decorrente dela. No cenário pandêmico e remoto, as carências de infraestrutura e habilidades digitais foram desveladas e as necessidades formativas para o letramento digital (LD) passaram a se tornar urgentes. Diante dessa problematização, desenvolveu-se esta pesquisa com o tema letramento digital de professores de línguas estrangeiras e contexto de pandemia à luz do paradigma da complexidade, cujo objeto de pesquisa é o letramento digital de professores de línguas estrangeiras em momentos não lineares de caos e estabilidade, e na relação com o período emergencial de ensino advindo da pandemia da Covid-19. Esse objeto de estudo foi o ponto de partida para o delineamento teórico-metodológico, haja vista que se trata de uma pesquisa interdisciplinar, indisciplinar (Moita Lopes, 2006), com aproximações à perspectiva transdisciplinar (Leffa, 2006; Nicolescu, 1999, 2000). Diante disso, tem-se como objetivo geral analisar, à luz do paradigma da complexidade, as experiências de desenvolvimento do letramento digital de professores de línguas estrangeiras na relação com a não linearidade de momentos estáveis e caóticos e na relação com a pandemia da Covid-19. Nesse sentido, nesta investigação de doutorado, conjugam-se estudos de diversas áreas do conhecimento tais como Educação, Ciências Sociais, Linguística, Linguística Aplicada, Ciências Naturais e Exatas. Com isso, a pesquisa fundamentou-se teoricamente nos estudos sobre letramento digital (Buzato, 2006; Coscarelli; Ribeiro, 2017; Dudeney, Hockly e Pegrum, 2016; Ribeiro, 2009, 2020b, 2024), formação de professores de línguas estrangeiras na perspectiva da Linguística Aplicada e da Educação (Almeida Filho, 2004; Leffa, 2006; Nóvoa, 1999, 2009; Schön, 1997), nos pressupostos e características dos Sistemas Adaptativos Complexos (SAC) (Borges; Magno e Silva, 2016; Larsen-Freeman, 1997; Larsen-Freeman; Cameron, 2008ab; Leffa, 2006; Martins; Braga, 2007; Paiva, 2011) que têm como base o paradigma ou ciência da complexidade (Morin, 2015), sobre o contexto da pandemia da Covid-19 e a respeito da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (Halliday; Mathiessen, 2004, 2014), teoria utilizada para análise discursiva dos dizeres dos professores e que se relaciona com o paradigma da complexidade e os SAC. Metodologicamente, a tese é fruto de uma investigação com abordagem qualitativa e interpretativista, realizada com professores(as) de línguas estrangeiras das redes pública e/ou privada de ensino de diferentes estados brasileiros que tenham atuado na Educação Básica e/ou no ensino superior pelo menos dois anos anteriores (2018-2019), dois anos durante a pandemia da Covid-19 (2020-2021) e continuam atuando mesmo depois do período pandêmico de ensino remoto (pelos menos até 2022). Os docentes que consentiram sua participação: (a) responderam um questionário para se conhecer o perfil de participante em consonância com o tema de pesquisa; e (b) escreveram uma tecnobiografia – história de vida com as tecnologias – baseado em sete tópicos norteadores. A análise dos dados foi baseada nos significados construídos nos discursos docentes a partir das respostas fornecidas e da interação e dos diálogos entre as teorias e as narrativas. Esses significados foram analisados conforme a Metafunção Ideacional, do Sistema de Transitividade da Gramática Sistêmico-Funcional que compõe a LSF. A análise sistêmica e complexa dos dados pelo Sistema de Transitividade em diálogo com os princípios do paradigma complexo e as características dos Sistemas Adaptativos Complexos mostrou-se profícua para compreender de forma holística e não fragmentada a representação das experiências de aprendizagem do uso das tecnologias digitais (TDs) e de desenvolvimento do LD. Evidenciou, ainda, como as escolhas linguísticas ao narrar expressam nossas ações, relações, percepções, cognições, pensamentos, desejos e comportamentos com relação às TDs e na relação com momentos não lineares de caos e estabilidade, tornando mais evidente as características que nos fazem seres e profissionais complexos, dinâmicos, caóticos, adaptativos, abertos, auto-organizáveis e sensíveis às condições iniciais e interações com os sistemas educacional e social com os quais interagimos. Isso permitiu considerar o letramento digital como um SAC bem como o professor de línguas estrangeiras (SAC PrLE) em busca e interação contínuas com o SAC LD. Nesse sentido, o desenvolvimento do LD e a formação de professores não são lineares, passam por diversos espaços ou fases em suas trajetórias de vidas pessoal e profissional. Ou seja, essa formação implica diferentes processos, e desenvolver o LD e ser letrado digital faz parte deles. Por fim, a apropriação pedagógica das TDs precisa emergir do desenvolvimento crítico, reflexivo e autônomo do LD para que o professor de línguas possa ser também um agente de letramento digital em suas práticas pedagógicas e em diferentes e adversos contextos de atuação demandantes, sejam eles caóticos ou não.ptLetramento digital de professores de línguas estrangeiras à luz do paradigma da complexidade e da linguística sistêmico-funcionalTese2025-05-07Letramento digitalFormação de professoresProfessores de línguas - FormaçãoSistema adaptativo complexoLinguística sistêmico-funcional