Lopes, Daniel Paulino TeixeiraMoreira, Raphael Leandro Fernandes2025-07-292020-11-06https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/2006O objetivo desta pesquisa é analisar como se dá a relação entre os processos decisórios e a adoção de inovações gerenciais em um hotel de luxo brasileiro. A investigação teve como base os conceitos e perspectivas teóricas levantados sobre os seguintes temas: inovação, inovação gerencial, inovação na hotelaria, processo decisório e processo decisório em inovações, buscando uma articulação entre esses temas, respeitando-se as especificidades. O percurso metodológico foi desenhado a partir de uma abordagem de natureza qualitativa, de objetivo descritivo, por meio do método de estudo de caso único. Investigou-se um resort localizado no litoral do estado da Bahia, Brasil, tendo em vista a relevância e reconhecimento deste hotel no cenário nacional e internacional, além da acessibilidade do pesquisador à organização. Para a coleta de dados, foram realizadas análise documental e oito entrevistas semiestruturadas com os principais gestores e tomadores de decisão do hotel, na perspectiva de triangulação de dados. O relacionamento entre inovação gerencial e o processo decisório foi base para o modelo de análise proposto. Nesse modelo, o processo de adoção da inovação foi analisado, identificando suas etapas e os fatores influenciadores que impactam nas decisões de adoção ou rejeição. Desse modo, conclui-se que o processo de adoção de inovação é fortemente influenciado por agentes internos e/ou externos que objetivam buscar legitimidade e reputação. Também foi possível observar a influência da crise da pandemia de COVID-19 no processo de inovação gerencial no hotel, sendo um fator impulsionador para acelerar a implementação de tais inovações como possível solução à crise vivenciada pelo empreendimento analisado. Dentre as 28 inovações gerenciais mapeadas nos últimos cinco anos, 17 (61%) se concentraram apenas nos sete meses pesquisados após a pandemia (março a setembro/2020). Complementando o modelo, foram identificadas barreiras ao surgimento da inovação gerencial, como exemplo a baixa capacitação da equipe de gestores e líderes em metodologias de gestão, análise e soluções de problemas, o parcial isolamento geográfico do hotel pesquisado, dificultando a troca de experiências e identificação de boas práticas locais, além do modelo de gestão mais centralizado que não incentiva os líderes das áreas na identificação e proposição de inovações. Com os resultados e discussões desta pesquisa foi possível obter uma maior compreensão do processo de tomada de decisão para a adoção de inovação no contexto da hotelaria de luxo, contribuindo assim para o estado da arte da literatura científica e para gerar impacto positivo nos serviços e processos organizacionais.ptRelacionando inovação gerencial e processos decisórios: um estudo de caso em um hotel de alto luxo brasileiroDissertação2025-07-29Processo decisórioInovações tecnológicas - AdministraçãoDesenvolvimento organizacionalResorts - Administração