Parreiras, Vicente AguimarBarbosa, Ana Paula Coelho2025-05-062025-02-27https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/1347Esta dissertação investiga interações multimodais em uma videoaula no YouTube feita com poucos recursos de edição. Partindo do princípio vygotskyano, piagetiano, freireano e corroborado por Parreiras (2019) de que a aprendizagem é intrinsecamente ligada à interação, o estudo foca em contextos de Educação a Distância (EaD) exclusivamente assíncronos, em que a separação espaço-temporal entre professores e alunos inviabiliza interações síncronas. Nesse cenário, o aluno constroi conhecimento a partir do material didático disponibilizado, sem a possibilidade de interação em tempo real com o professor ou colegas. A pesquisa, de natureza qualitativa, documental, descritiva e exploratória, analisou uma videoaula do YouTube de um canal de docentes online independentes (Mattar, 2019). A seleção do canal se deu aleatoriamente, baseada no interesse da pesquisadora. Para selecionar a videoaula estudada, utilizou-se o critério de “vídeos em alta” – métrica de popularidade do YouTube que considera fatores como comentários, curtidas e visualizações – e foi escolhida a videoaula mais “em alta” que apresentou os recursos mais simples de filmagem e edição. A análise multimodal da videoaula selecionada utilizou o framework, proposto por Kress (2010) e Kress e Bezemer (2016), e a análise do metamodo kineicônico de Burn (2014), fundamentada na Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1985; 2004). A natureza do objeto de estudo, contudo, demandou uma expansão teórica da proposta de Burn (2014), incorporando à análise as características da plataforma, uma vez que uma análise multimodal precisa considerar o suporte em que o texto se encontra. O estudo revelou diversas possibilidades de interação, explorando a metafunção interativa (Kress; Van Leeuwen (1996; 2006); Halliday (1985; 2004) por meio de elementos como: olhar, entonação, ritmo e volume da voz, expressões faciais, gestos, affordances da plataforma, chamadas para ação (CTAs) e antecipação de potenciais dúvidas dos alunos. Com base nessa análise, a pesquisa propõe um Mínimo Produto Viável (MVP) para videoaulas assíncronas, destacando estratégias para fomentar a interação. O MVP proposto é um ponto de partida para gravação de videoaulas com poucos recursos de filmagem e edição.ptInterações multimodais em videoaulas: proposta de Mínimo Produto Viável (MVP)Dissertação2025-05-06Multimodalidade (Linguística)Ensino por vídeoAnálise de interação na educaçãoEnsino a distânciaYoutube (Recurso eletrônico)