Paula, Carolina Riente de AndradeLeão, Paulo Henrique de Azevedo2025-07-312020-12-14https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/2010A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede) pode ser vista como uma manifestação da política pública brasileira para a educação, desde suas origens como Escola de Aprendizes Artífices, na primeira década do século passado. O Estado buscava uma aplicação para a educação que formasse jovens para o mercado de trabalho. Hoje, a Rede conserva sua vocação desenvolvimentista como um importante ator do ecossistema nacional de inovação tecnológica. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC), a qual a Rede Federal é vinculada, implementou uma série de ações entre 2013 e 2020 a fim de estruturar a sua política de inovação. O presente estudo objetiva analisar se as ações da política de inovação da SETEC/MEC, implementadas entre os anos de 2013 e 2020, foram efetivas para o estímulo ao processo pleno de geração de inovação nas unidades a ela vinculadas. Apesar da complexidade pelo envolvimento de instituições parceiras demandantes, da abrangência envolvendo pesquisadores de todos os estados brasileiros e da articulação entre várias instituições governamentais brasileiras e estrangeiras, as ações estruturantes da política de inovação para a Rede Federal foram pouco estudadas quanto ao processo decisório em questão, metodologia e resultados. O foco principal é no processo decisório, relacionando-o com as áreas de aplicação, histórico e variação destes nas instituições analisadas, por meio das informações sobre a participação das unidades da Rede Federal nas ações propostas pela SETEC/MEC. Foi utilizada a árvore do conhecimento do CNPq para padronizar o balizamento das áreas e subáreas das ações estudadas, uma vez que as duas ações de maior volume de projetos foram fruto de parceria entre a SETEC/MEC e o CNPq. Quanto mais ações recorrentes em determinada grande área e nas subáreas relacionadas, considerando sua projeção temporal, mais convergente foi considerado o processo decisório da unidade da Rede Federal representada. As informações pesquisadas buscam mostras do processo decisório e envolvem chamadas de apoio a projetos de pesquisa e inovação, formação para gestão do tema e, principalmente, chamadas dos polos de inovação com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Estes dados foram padronizados por meio de um cruzamento com as áreas da árvore de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para que pudessem ser projetados historicamente, gerando sinais de como as decisões foram sendo tomadas ao longo do tempo. Esta pesquisa traz uma contribuição para pesquisadores da Rede Federal na medida em que apresenta de forma estruturada detalhes sobre participação das unidades em oito das mais relevantes ações de fortalecimento da cultura da inovação fomentadas pela SETEC/MEC: Duas chamadas de apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação; duas chamadas de gestão da inovação; três chamadas de polos de inovação Embrapii. Entre outros achados sobre o histórico do processo decisório, evidenciou-se que os polos de inovação com credenciamento na grade área de Ciências Agrárias, majoritariamente, têm origem em instituições que foram compostas a partir de Escolas Agrotécnicas Federais, demonstrando entre outros, que a aderência das partes é forte, e que essa ascendência da Rede Federal se faz presente, para além da origem das escolas de aprendizes artífices.ptO processo decisório no estímulo à cultura da inovação na Rede Federal de Educação ProfissionalDissertação2025-07-31Processo decisórioEnsino profissionalInovações educacionais - AdministraçãoEducação - Efeito das inovações tecnológicas