Ribeiro, Ana Elisa FerreiraAmaral, Melissa Mourão2025-04-292025-02-25https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/1313Nesta pesquisa, voltada ao ensino e aprendizagem de língua inglesa, especificamente o campo do ensino bilíngue, busca-se analisar os principais adventos dessa modalidade de ensino no que tange à preparação das instituições para adequação ao documento oficial Parecer CNE/CEB nº 2/2020, de 9 de julho de 2020. Esse documento aborda as principais demandas do setor de educação bilíngue e estabelece alguns padrões e regras que deverão ser revistos e implementados pelas escolas de educação denominadas bilíngues. O cunho principal da pesquisa é realizar análises baseadas na averiguação dos documentos pedagógicos das instituições A e B, que serão capazes de responder a alguns dosquestionamentos trazidos ao longo da pesquisa. Esses questionamentos dizem respeito ao atendimento das normas e regras estabelecidas no documento em questão. Ou seja, de acordo com as análises que foram realizadas por meio dos planos pedagógicos de ensino e demais documentos comprobatórios da instituição, foi possível compreender a visão da escola e se o trabalho tem sido, de fato, ofertado dentro do escopo proposto pela legislação. Além disso, o documento também aponta algumas definições de que ainstituição não poderá se apropriar caso ela não seja considerada bilíngue dentro do escopo definido. Por fim, a pesquisa, será baseada nas definições trazidos pelo Parecer acerca da impossibilidade de algumas escolas utilizaremcaso não sigam as normas indicadas neste.ptLíngua inglesa e ensino bilíngue : uma análise dos Planos Pedagógicos de Ensino (PPE) de escolas da educação básica à luz de documentos oficiais brasileirosDissertação2025-04-29Língua inglesa - Estudo e ensino - Método bilíngueEducação bilíngue - BrasilEnsino bilíngue