Tonini, Adriana MariaCarvalho, Tatiane Augusta Godinho de2023-09-052017-02-20https://repositorio.cefetmg.br/handle/123456789/416Essa dissertação objetivou compreender as competências para sustentabilidade empresarial expressas no discurso de profissionais da área técnica de uma indústria automotiva. A pesquisa baseou-se em uma investigação de caráter qualitativo, realizada por meio de entrevistas e questionários, que permitiu a análise do discurso dos sujeitos da pesquisa e empregou análise documental como apoio. Destaca-se por revisão bibliográfica os impactos ambientais resultantes do crescimento econômico e do desenvolvimento. Define-se, então, as noções envolvidas nos discursos do desenvolvimento sustentável, sustentabilidade geral e sustentabilidade organizacional; aborda também a importância da educação para o desenvolvimento sustentável como forma de alcançar o seu verdadeiro significado. Introduz o conceito de competência e busca a correlação entre competências e sustentabilidade organizacional. Partindo-se da análise do discurso, considera-se que foi possível identificar que o entendimento de sustentabilidade organizacional dos profissionais da área técnica está ligado às certificações e à perpetuação do negócio, e, evidenciou-se assim, que os saberes e as competências requeridos dos sujeitos estão voltados para a competitividade e para solução de eventos que contribuem para promover vantagens econômicas, à organização; Portanto, percebeu-se a coesão entre o conceito, os saberes e as competências para a empresarialização da sustentabilidade na indústria automotiva, ou seja, a forma como os profissionais da área técnica percebem a sustentabilidade se reflete nos saberes e nas competências.ptCompetências para a empresarialização da sustentabilidade na indústria automotiva: discursos de profissionais da área técnicaThesis2023-09-05Educação e trabalhoCompetências - ConceitoDesenvolvimento sustentável