Costa, Maria Adélia daGuerra, Lícia Flávia Santos2023-09-182019-12-16https://repositorio.cefetmg.br/handle/123456789/458O presente trabalho foi apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e é resultado de pesquisa vinculada à Linha II: Processos Formativos em Educação Tecnológica. A dissertação apresentada tem como tema central a construção do conceito de “Práticas Pedagógicas Transformadoras”. Para tanto, o lócus de pesquisa escolhido foi o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Avançado Itabirito. Teve como público-alvo discentes e docentes que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), na forma integrada, especificamente no Curso Técnico em Automação Industrial. O objetivo norteador dessa dissertação foi analisar a efetivação do curriculo integrado por meio das ações realizadas pelos docentes, considerando a prática pedagógica transformadora como parâmetro de análise. Em um primeiro momento, foi feito um levantamento bibliográfico, bem como realizou-se a construção conceitual da terminologia “Prática Pedagógica Transformadora”. Os participantes da pesquisa foram os docentes e discentes do curso Técnico em Automação Industrial. A coleta de dados se realizou por meio de formulários online. As análises foram realizadas a partir de Bardin (2011), especificamente no que tange a categorização dos discursos. Dessa forma, constatou-se que há necessidade de adequar a realidade das atividades docentes ao que está prescrito no currículo e no projeto pedagógico de curso, pois evidenciou-se a existência de uma contradição entre o currículo formal e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes.ptPráticas pedagógicas transformadoras: entre o currículo e o metamorfismo no dia a dia da educação profissional técnica em nível médioDissertação2023-09-18Prática de ensinoEnsino profissional e técnicoEnsino integrado