Ferry, Alexandre da SilvaSander, Marcelo Braga2025-04-032023-06-23https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/1092Este estudo, inserido na linha de pesquisa Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais, sob a ótica da Teoria Multimodal da Semiótica Social (TMSS) defendida por Gunther Kress, analisou, especificamente, o uso de vídeos de divulgação científica e popularização da ciência no Youtube por estudantes da Educação Tecnológica (Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio - EPTNM). Além disso, a pesquisa lançou luz sobre as formas e circunstâncias em que essa audiência se dá, quais canais costumam ser mais vistos e em quais disciplinas, incluindo se tais visualizações são incentivadas pelos professores ou se essa busca parte dos próprios estudantes. Da mesma forma, como eles promovem a curadoria do conteúdo estudado, ou seja, como é feita a escolha dos vídeos, a efetividade desses conteúdos para o aprendizado e sua frequência, entre outros aspectos. A TMSS lida com entidades em que o significado e a forma aparecem como um todo integrado, um signo, e os signos são sempre produzidos de acordo com os interesses de seus produtores em situações específicas. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso pedagógico do Youtube, notadamente de canais de divulgação científica e popularização da ciência, na contribuição da aprendizagem de maneira efetiva e na motivação dos estudantes junto a esses estudantes. As informações que constituem o corpus da pesquisa foram geradas a partir de formulário online, por meio da plataforma Google Forms, para a coleta de dados qualitativos durante o segundo semestre letivo do ano de 2022. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza básica, com objetivo de explorar um fenômeno (pesquisa exploratória) por meio de uma abordagem qualitativa. Como resultados obtidos, ficou claro que a audiência desses vídeos colabora para um melhor aprendizado. Também foram observadas semelhanças semióticas entre os canais mais assistidos pelos estudantes, notadamente aqueles com maior número de seguidores, com vídeos com maior número de visualizações, entre outros fatores melhor detalhados no capítulo 5. Além disso, também foi constatada uma certa carência, segundo os participantes, de mais indicações de vídeos online por parte dos professores.ptDivulgação científica no Youtube: percepções de estudantes da Educação Profissional e Tecnológica sobre o uso de vídeosDissertação2025-04-03Divulgação científicaYoutube (Recurso eletrônico)Atividades educacionaisVídeos para internetEnsino profissional