Grossi, Márcia Gorett RibeiroLeal, Débora Cristina Cordeiro Campos2023-09-052018-12-21https://repositorio.cefetmg.br/handle/123456789/419Os cursos técnicos de nível médio a distância atuam como instrumento de transformação social, trazendo novas exigências no que se concerne à qualidade dos recursos disponibilizados nesta modalidade, diante do impacto das tecnologias e dos novos paradigmas educacionais. Com a ampliação da oferta de vagas oferecidas pelos institutos federais no Brasil, conforme o CensoEaD.BR 2016, faz-se necessária uma análise dos recursos educacionais utilizados no ambiente virtual de aprendizagem dos cursos. Dessa forma, o tema desta Dissertação decorre da dificuldade dos professores em escolher uma metodologia para análise dos Objetos de Aprendizagem (OA) nos cursos e ainda da escassez de abordagem sobre o assunto em teses e dissertações. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar os OA presentes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do CEFET-MG, o qual é utilizado para ofertar os cursos técnicos de nível médio a distância, com o intuito de verificar se eles atendem aos aspectos de avaliação de material didático em formato digital definido por Sabota e Pereira (2017). Para se alcançar esse objetivo, utilizou-se uma metodologia de pesquisa com natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A pesquisa foi realizada em quatro etapas: na primeira etapa, sucedeu o levantamento bibliográfico do tema. Na segunda etapa, fez-se um levantamento dos objetos de aprendizagem presentes no Moodle do AVA dentro dos três cursos técnicos oferecidos a distância pelo CEFET-MG. Na terceira etapa, observou se estes objetos atendem aos aspectos de análise de material didático digital definidos por Sabota e Pereira (2017). Por fim, na quarta etapa, realizou-se uma análise individual de cada um dos 20 objetos selecionados, concernentes aos aspectos apontados pelos autores. A pesquisa permitiu, portanto, identificar e analisar os aspectos teóricos e práticos dos OA utilizados nos cursos técnicos a distância de nível médio da instituição. Os resultados encontrados permitiram concluir que muitos dos recursos disponíveis nessa modalidade de ensino não contemplam aspectos como interação e interatividade, engajamento, afetividade e flexibilização, aspectos esses necessários para o estabelecimento de uma boa prática pedagógica para a atuação na modalidade. Salienta-se, ainda, que a falta de orientação pedagógica, quanto à escolha e utilização desses OA, impossibilita o docente atuar de forma condizente com as especificidades da EaD e do Ensino Técnico, que por sua vez envolvem a utilização de teoria articulada a um conhecimento didático-pedagógico e que ainda possibilita ao aluno uma formação na sua totalidade. Por fim, demonstrou-se como os OA podem ser selecionados e analisados por professores ou facilitadores no processo de ensino e aprendizagem.ptAnálise dos objetos de aprendizagem utilizados nos cursos técnicos de nível médio a distância: um estudo de caso no Núcleo de Educação a Distância do CEFET-MGThesis2023-09-05Ensino a distânciaObjetos de aprendizagemEnsino profissionalEnsino técnico