Tonini, Adriana MariaSilveira, Antonio Claudio Jorge da2023-09-272021-05-07https://repositorio.cefetmg.br/handle/123456789/545Esta pesquisa, inserida na Linha II (Processos Formativos em Educação Tecnológica) do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG, foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa e descritiva, cujos propósitos foram o de investigar como se dá a formação acadêmica nos cursos de graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de analisar como é feita a inserção profissional dos egressos no mercado de trabalho regional de Minas Gerais. Nesse sentido, a pesquisa se propôs a: (1) compreender como se dá a formação dos egressos desses cursos e sua inserção profissional no mercado de trabalho; (2) verificar se as competências de formação requeridas na atuação profissional do graduado em TIC são compatíveis àquelas definidas pela Resolução CNE/CES nº 5, de 2016, que rege esses cursos; e, finalmente, (3) identificar e estabelecer relações entre as competências desenvolvidas durante a formação e aquelas requeridas para inserção e atuação do egresso no mundo do trabalho. No que diz respeito à metodologia, no primeiro momento da pesquisa foram realizados um levantamento bibliográfico e um estudo documental acerca da temática, mapeando-se as competências inerentes à formação e ao mundo do trabalho no segmento. A partir desse processo, que orientou a fase posterior da pesquisa empírica em locus, em Belo Horizonte/MG, utilizou-se um questionário estruturado on-line, o qual foi aplicado aos 27 (vinte e sete) participantes/egressos, e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 6 (seis) participantes/egressos. O corpus de pesquisa foi trabalhado por meio do método da análise de conteúdo e, ao final, com os resultados obtidos, foi possível responder às questões de pesquisa, de modo que se constatou a ausência de diálogo entre as instituições acadêmicas e o mundo profissional da TIC, que demanda profissionais/egressos com competência para o setor. Ademais, evidenciou-se a necessidade de políticas públicas e jurídicas na formação acadêmica e na atuação profissional nesse segmento, o que poderia contribuir para uma melhor estruturação das instituições acadêmicas e para mitigar um problema visível nas últimas décadas (2000-2020): a alta demanda por profissionais qualificados no segmento da Tecnologia da Informação e Comunicação, tanto no estado de Minas Gerais quanto em todo o Brasil.ptA formação e a inserção de egressos do curso de Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no mercado de trabalho regional de Minas GeraisThesis2023-09-27Tecnologia - Estudo e ensinoEnsino profissionalTecnologia da informação e comunicação - FormaçãoFormação profissionalMercado de trabalho