Ramos, Ivo de JesusSilva, Marina Chaves2023-09-272021-06-18https://repositorio.cefetmg.br/handle/123456789/541Esta pesquisa teve como propósito compreender como os conceitos de Educação Profissional e Tecnológica são apresentados nas dissertações defendidas de 2014 a 2019 no Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Como estratégia para atingir o objetivo geral da pesquisa buscou-se expor em quais contextos os conceitos de Educação Profissional e Tecnológica são apresentados nas dissertações, além de identificar os autores e referenciais teóricos utilizados e distinguir as abordagens conferidas aos conceitos de Educação Profissional e de Educação Tecnológica nas dissertações analisadas. A fundamentação teóricometodológica consistiu no conceito para o termo “conceito” proposto por Maculan (2015) composto pela tríade referente + significado + significante, tendo como categorias de análise os significados que o termo Educação Profissional e Tecnológica pode assumir de acordo com o contexto empregado. Em uma abordagem qualitativa e caráter exploratório, o estudo se desenvolveu a partir da análise das dissertações defendidas no Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG após o PPGET assumir a Educação Profissional e Tecnológica como área de concentração em 2013. Com o propósito de compor o método para a exploração do objeto da pesquisa, bem como o tratamento dos dados coletados, utilizou-se as fases da Análise de Conteúdo de Bardin (2016) e os tipos de leitura propostos por Gil (2008) para pesquisa bibliográfica. Como resultado obteve-se significantes destacados das dissertações que possibilitaram a compreensão da EPT como modalidade educacional, formação tecnicista, formação integral dos sujeitos ou formação para o trabalho, revelando os objetivos, características e relações que Educação Profissional e Tecnológica pode apresentar.ptConceitos de educação profissional e tecnológica nas dissertações do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MGDissertação2023-09-27Ensino profissionalTecnologia - Estudo e ensinoTecnologia - FilosofiaEnsino técnico - Filosofia