Rezende, Patrícia Sueli deBatista, Isis Gabriella da Silva2025-04-302022-08-30https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/1330Nos últimos anos, foi reconhecido que as emissões veiculares têm desempenhado papel fundamental nas mudanças climáticas, na poluição do ar e nas causas de doenças humanas ligadas às emissões de poluentes como: óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2), compostos orgânicos voláteis (COV), monóxido de carbono (CO), e carbono negro (BC). Essas emissões são oriundas principalmente dos veículos pesados, movidos a óleo diesel. Devido ao rápido crescimento da frota veicular no mundo e à forte dependência do modal rodoviário para transporte de cargas e passageiros, as emissões de gases em países em desenvolvimento vêm crescendo fortemente, o que está afetando negativamente muitas populações. O controle e fiscalização de emissões nesse segmento é ineficaz, visto que não há mão de obra suficiente nem o emprego de métodos analíticos capazes de identificar e quantificar todos os poluentes emitidos via escapamento veicular durante a avaliação das condições veiculares. Diante disto, este trabalho propôs o desenvolvimento de um amostrador portátil para captura de emissões de escapamentos de veículos do ciclo diesel, tanto para amostragem da fração gasosa quanto da fração particulada, no intuito de permitir a identificação e quantificação dos compostos presentes em ambas as fases. Como analito modelo para o desenvolvimento e otimização das condições de amostragem, foi selecionado o gás dióxido de carbono, por ser um gás de efeito estufa e estar em alta concentração nessa emissão. A partir de pesquisa na literatura e diferentes normas de avaliação veicular, modelos para o amostrador foram desenhados até chegar a um modelo a ser prototipado segundo os preceitos da prototipagem ágil. Foram realizados testes de aplicação real com o transporte em ônibus para otimização do procedimento de aplicação. O amostrador portátil é um produto sustentável, de baixo custo, que não produz ruído, de fácil manuseio e que não necessita de energia elétrica ou de manutenções, nem calibrações para a sua operação. Foi desenvolvido um método de determinação de CO2 por cromatografia gasosa com detector por ionização de descarga de barreira dielétrica (GC/BID). Foi realizada uma varredura de compostos por meio da cromatografia gasosa bidimensional com detector com ionização de chama (GCxGC/FID) para indicar outros poluentes que podem ser estudados em sequência a este estudo, trazendo uma versatilidade à aplicação desse produto sustentável.ptDesenvolvimento de amostrador portátil para captura de emissões de escapamentos de veículos do ciclo dieselDissertação2025-04-30Automóveis - Dispositivos de controle de poluiçãoGás de escape do motor dieselPrototipagem rápidaEmissões de veículosDióxido de carbono