Lessa, Cláudio HumbertoGarcia, Éverton Lucas Ferreira2025-03-172022-10-17https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/843Nesta dissertação, refletimos sobre como os discursos constroem efeitos de sentidosplurais na narrativa de si da artista Elke Maravilha, tendo o corpo como lugar demanifestação da moda em diferentes esferas sociais. Com um olhar discursivo, temoso objetivo de fazer uma leitura que mescla dispositivos da ordem da língua e daordem histórica, que determinam a produção de efeitos de sentido por meio de relatosde experiências vividas e de indumentárias usadas pela artista ao longo de suacarreira. Buscamos identificar como, nessa projeção de imagens de si, tanto na suadimensão de indumentária, quanto no seu funcionamento enunciativo verbal,manifestam-se os posicionamentos e engajamentos da artista. Analisamos também osdiscursos e imaginários que atravessam as narrativas desse ícone da mídia brasileira,sob a ótica de Dominique Maingueneau (1997; 2006; 2008; 2011; 2015; 2016; 2020),Émile Benveniste (1989; 1991), Guy Debord (1997), Ida Lúcia Machado (2016),Leonor Arfuch (1995; 2010), Malcolm Barnard (2003), Patrick Charaudeau (1991;1999; 2004; 2006; 2017; 2018), Ruth Amossy (2005; 2018), entre outros, que nosajudaram a apontar os vários ethé da artista. Como diretriz para esta pesquisa, sãoutilizados pressupostos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso comrelação ao ato de linguagem como encenação, às competências de linguagem, àmanipulação dos modos de organização do discurso e à Modalização(CHARAUDEAU, 1991,1999). Também são abordados aspectos linguísticodiscursivosda argumentação diretamente ligados a essa teoria. O corpus é compostopor cinco cadernos com entrevistas da artista que o autor coletou, transcreveu edividiu em três eixos para análise: construção identitária, mídia e moda. A partirdesta pesquisa podemos realizar a análise das narrativas de si da artista ElkeMaravilha, o que contribuiu para a (re)construção identitária dos relatos da artista.Buscamos igualmente, a partir da análise do interdiscurso, identificar os signosintomasde imaginários mobilizados tanto no âmbito verbal, quanto não verbal, oque implicou analisar as projeções etóticas construídas a partir da indumentária. Aanálise fundamentou-se na compreensão do uso de índices de subjetividade ecorporalidade, buscando, por fim, descrever as projeções etóticas mais salientesexpressas nos relatos analisados. Os resultados desta pesquisa demonstram que adinâmica empregada propiciou integração, assimilação e compartilhamento dasexperiências na elaboração do conhecimento entre discurso e interdiscurso,compreensão do ethos que a artista sempre quis mostrar na mídia e que sempredefendeu em sua estética e ética. Percebemos que não é difícil encontrar mil e duascoisas escritas sobre Elke Maravilha, afinal, há tempos, ela faz parte de nossoimaginário e tornou-se mais que uma personalidade na moda. Desde o início, elasempre projetou imagens de si como sendo uma pessoa irreverente, anárquica,exagerada e sem papas na língua. Para além dessas projeções etóticas,aparententemente intencionais da artista, foi-nos possível observar imagináriossociodiscursivos que revelam um posiciomento político social de valorização daigualdade, do respeito à diversidade étinico-racial e de gênero e reconhecimento dediversas manifestações religiosas e culturais.ptAnálise discursiva de narrativas de si de Elke Maravilha: construção identitária, mídia e modaDissertação2025-03-17Maravilha Elke 1945-2016EthosImaginárioAnálise do discurso - narrativas pessoais