Silva, Sabina MauraCruz, Adriano Boaventura2023-09-212019-06-28https://repositorio.cefetmg.br/handle/123456789/479Este trabalho é resultado de pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal em Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET), e tem por objeto a formação profissional do jornalista, com objetivo de analisar os projetos pedagógicos e estruturas curriculares dos cursos de jornalismo da UFMG e da PUC-MG. Buscou-se compreender como os currículos foram organizados a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de jornalismo, fixadas por meio da Resolução CNE-CES 1/2013, proporcionando tanto formação técnica quanto crítica ao jornalista, conforme determina o referido documento. O instrumental teórico que embasou essa investigação foram as teorias do currículo, mais precisamente as teorias críticas, com as quais observamos se as concepções pedagógicas e componentes curriculares dos referidos cursos possibilitam a formação requerida aos estudantes dos cursos de jornalismo da UFMG e PUCMG. De caráter qualitativo, os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento desse trabalho foram a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. O tratamento dos dados foi feita por meio da análise de seus conteúdos. Ao final desta pesquisa, concluímos que, atendendo ao prescrito nas DCN fixadas na Resolução CNE-CES 1/2013, os projetos pedagógicos e curriculares da UFMG e PUC-MG possibilitam, a par da formação técnica necessária ao ofício do jornalismo, formação crítica, oferecendo aos estudantes um conjunto de disciplinas que problematizam as relações sociais da realidade na qual estão inseridos, a sociedade capitalista, possibilitando aos egressos dos cursos de jornalismo fixar critérios para o exercício crítico de sua profissão.ptA formação crítica do jornalista: uma análise dos projetos pedagógicos e currículos da UFMG e da PUC-MGThesis2023-09-21CurrículosTeoria críticaJornalismo - Estudo e ensino