Silva, Rogério Barbosa daBarbosa, Virgínia Graziela Fonseca2025-03-172022-12-07https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/838Neste trabalho, procuramos entender o atual contexto da linguagem e das comunicações a partir das configurações do mundo digital. Sobretudo, consideramos a prevalência do visual neste momento histórico, configurando uma nova "escrita", em que o paradigma alfanumérico passa a compartilhar espaço com outro formato mais complexo e híbrido. Para tanto, usamos como objeto de pesquisa o gênero multimodal vídeo de Divulgação Científica no YouTube. Nosso referencial teórico passa pelas considerações de Flusser sobre o futuro da escrita, pelas elucubrações de Jenkins quanto à cultura da convergência, e culmina nas análises baseadas na Sociossemiótica e na Gramática do Design Visual, de Kress e Van Leeuwen. A partir das análises de dois canais brasileiros de Divulgação Científica no YouTube (Nunca vi 1 cientista e Arqueologia pelo mundo), procuramos entender como se dá a construção de sentidos nessas produções multimodais, considerando, especialmente, a metafunção interacional. O levantamento aponta para a relevância do uso de estratégias visuais, a exemplo do enquadramento, imagens e textos visuais, capazes de facilitar o entendimento e criar envolvimento com o espectador, além do uso de recursos da comunicação face a face, como gestos e expressões faciais. Mostra-se inegável ainda a importância dos conhecimentos técnicos relacionados à produção, edição e distribuição do material por parte das cientistas que conduzem os canais estudados, contrariando a ideia comumente alardeada quanto à facilidade de uso e o caráter democrático das ferramentas digitais. Da mesma forma, no que diz respeito ao público em geral, a expansão dessas formas comunicativas não foi acompanhada por um letramento digital satisfatório ou por políticas efetivas de democratização. Assim, em tempos de negacionismo e de fake news, as estratégias facilitadoras adotadas pelas cientistas do corpus aqui investigado apontam um caminho possível para a aproximação entre o conhecimento científico e a população.ptCiência POP: divulgação científica no Youtube sob a perspectiva da sociossemiótica e da gramática do design visualDissertação2025-03-17EscritaImagemMultimodalidade (Linguística)Divulgação científicaYoutube (Recurso eletrônico)