Grossi, Márcia Gorett RibeiroSilva, Tamara Simões2023-09-182019-12-16https://repositorio.cefetmg.br/handle/123456789/457O rápido avanço das ferramentas provenientes do mundo digital possibilitou alterações relevantes nos relacionamentos sociais e nas ações cotidianas. O século XX, nesse sentido, foi marcado por eventos importantes, principalmente na terceira revolução industrial, na qual o digital foi concebido e tornou-se cada vez mais presente. Nesse cenário, a internet foi criada, padronizada e disponibilizada em todo o mundo, em diversos dispositivos diferentes. Diante disso, a digitalização e a desterritorialização permitiram que um número muito maior de informações pudesse ser transmitido, independente das distâncias territoriais antes impostas. Então, a internet faz parte do que Lévy (2010b) denomina como ciberespaço, sendo mais que uma rede mundial, mas um meio de comunicação no qual não está somente a técnica, mas a sociedade, uma vez que a utiliza, a atualiza e gera novas informações. Os modos de vida praticados em tempos de ciberespaço são discutidos, também pelo mesmo autor, como cibercultura. As práticas associadas à educação também sofreram importantes mudanças com o ciberespaço, de forma que novas técnicas foram criadas e cada vez mais utilizadas, como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e os Sistemas de Gestão de Aprendizagem, para apoio ao ato de aprender dentro ou fora dos espaços escolares. Também se destaca que essas técnicas motivaram a discussão de outras modalidades pedagógicas, como a Educação a Distância (EaD), as Metodologias Ativas (MA) e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Contudo, é importante verificar como o digital impacta nas relações que envolvem a educação, mesmo com diferentes formas de praticá-la, que buscam provocar o ímpeto investigativo dos alunos, necessário à sociedade. Com isso, esta pesquisa desenvolveu um estudo sobre as implicações decorrentes do uso de tecnologias digitais, presentes no ciberespaço, no processo de aprendizagem de alunos pertencentes a disciplinas dos quatro eixos profissionais do curso de Engenharia de Computação do CEFET-MG. Para tal, o seguinte percurso metodológico foi percorrido: abordagem qualitativa, com pesquisa de tipo descritiva; estudo de caso como procedimento técnico e com os seguintes instrumentos de coleta: análise documental, envolvendo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e hipertextos institucionais, disponíveis na World Wide Web; entrevistas não-dirigidas com os docentes de quatro disciplinas, uma por eixo profissional, devidamente escolhidas por meio das aproximações que fazem com o quadro teórico proposto; e questionários semiestruturados com os alunos matriculados nessas mesmas quatro disciplinas. Os resultados demonstraram que as ferramentas digitais são utilizadas com foco no processo de aprendizagem, visto que as práticas docentes mostraram que essas ferramentas são escolhidas para as aulas de forma planejada, de acordo com o objetivo de aprendizagem a ser atingido. Porém, ressalta-se que o conhecimento prévio que os alunos possuem sobre as ferramentas digitais, ou Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), é difuso, e isso deve ser considerado pelos professores, tendo em vista que as vivências anteriores por parte dos estudantes podem causar influências nos processos de aprendizagem.ptA cibercultura e suas relações com o conhecimento científico: um estudo de caso no curso de Engenharia de Computação do CEFET-MGThesis2023-09-18Computadores e civilizaçãoInternet na educaçãoTecnologia educacionalEngenharia - Estudo e ensinoCiberespaço - Aspectos sociais