Azeredo, Luciana Aparecida Silva deMagalhães, Bruna do Nascimento2025-04-082023-12-15https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/1134Frente ao aumento do ingresso de Pessoas com Deficiência (PcD) nos cursos técnicos subsequentes da Rede Técnica Federal, em especial, no curso Técnico em Enfermagem, a presente dissertação, inserida na linha de pesquisa Processos Formativos na Educação Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerias, se propõe a problematizar a atuação do enfermeiro-docente perante os processos inclusivos no curso Técnico em Enfermagem. A investigação aqui proposta nasce da inquietação em observar a crescente procura da PcD pelo referido curso e as limitações impostas aos enfermeiros-docentes para o atendimento a esse público, ora por uma formação que prima pela prática clínico-assistencialista, ora por uma ausência formativa em práticas pedagógicas e inclusivas. A partir desses apontamentos, tecemos a seguinte questão norteadora: como os enfermeiros-docentes dos cursos Técnicos em Enfermagem da Rede Federal de Educação Tecnológica do Sudeste de Minas Gerais estão lidando com o processo de inclusão de alunos considerados PcD? Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como enfermeiros-docentes dessa Rede Federal atuam na inclusão da PcD no que tange às práticas e aos saberes inclusivos no contexto de ensino/aprendizagem dos cursos Técnicos em Enfermagem. Como objetivos específicos, elencamos: 1) levantar, por meio do método arqueogenealógico de Foucault, como foram e são construídos os discursos sobre a Pessoa com Deficiência; 2) lançar um novo olhar sobre o currículo que norteia a formação em enfermagem no que tange a questões relativas à inclusão e às implicações no dia a dia da sala de aula; 3) analisar discursivamente os questionários coletados, rastreando como os enfermeiros-docentes-participantes realizam (ou não) práticas inclusivas visando à permanência de alunos PcD no curso de enfermagem; 4) problematizar questões relativas à inclusão/exclusão em cursos Técnicos de Enfermagem, com base nos estudos teórico-metodológicos elencados e na análise do corpus. Como arcabouço teórico-metodológico, optamos pela Análise do Discurso de linha francesa e pelas seguintes ferramentas conceituais foucaultianas: governamentalidade, biopoder e biopolítica. Com base nas análises empreendidas, observamos a presença de práticas discursivas e não discursivas atreladas ao governo da vida, nas/pelas quais fica evidente a presença da biopolítica e da governamentalidade nos dizeres dos participantes. Dessa maneira, visualiza-se uma inclusão envolta por uma arte de governar típica do neoliberalismo. Contudo, apesar de os discursos dos enfermeiros-docentes-participantes estarem inseridos em uma racionalidade neoliberal, eles reconhecem a importância da inclusão no contexto do ensino Técnico em Enfermagem, conseguem identificar as dificuldades enfrentadas nesse processo e apontam opções de minimização de obstáculos. Ou seja, há pequenas ações de resistência, por exemplo, via o entendimento da Educação Profissional Técnica como uma possibilidade para uma inclusão real por meio dos princípios da onnilateralidade e da integralidade.ptA atuação do enfermeiro docente sob a ótica da inclusão: um olhar a partir de FoucaultDissertação2025-04-08Educação tecnológicaPessoa com deficiênciaEducação inclusivaTécnicos de enfermagem - Formação