Silva, Sabina MauraSilvas, Juliana Alvarenga2023-09-122018-08-08https://repositorio.cefetmg.br/handle/123456789/433O presente trabalho é resultado de pesquisa realizada no Centro Federal em Educação Tecnológica de Minas Gerais que teve como objetivo investigar e compreender o fenômeno da evasão escolar na educação profissional técnica de nível médio. A produção intelectual que versa sobre os processos de exclusão escolar revela a existência de múltiplas variáveis que interferem na trajetória de formação dos jovens que abandonam definitiva ou temporariamente determinado nível ou modalidade de ensino. Considerou-se a necessidade de conhecer, por meio da narrativa dos sujeitos, como estes elaboram e expressam suas experiências, orientações e reposicionamentos frente à ruptura da vivência escolar. Os procedimentos técnicos de coleta e análise de dados utilizados envolveram entrevistas realizadas com estudantes que abandonaram os cursos da educação profissional técnica de nível médio na modalidade presencial, levantamento bibliográfico, estudo documental da instituição escolhida como campo empírico, além de entrevistas individuais semiestruturadas com profissionais responsáveis por setores de apoio e acompanhamento social e pedagógico dos estudantes. A partir do estudo realizado foi possível perceber que os estudantes evadidos atribuem a ruptura com os estudos a diferentes fatores, sejam individuais, sociais e/ou institucionais, corroborando com a literatura acadêmica, no sentido de que a evasão escolar é decorrente de múltiplos fatores sociais, econômicos, familiares, institucionais e pessoais, os quais se reforçam mutuamente. Embora questões ligadas ao relacionamento interpessoal com professores, dificuldade de aprendizagem, falta de organização e outros aspectos relacionados ao cotidiano acadêmico exerçam significativa influência para o abandono do curso, o estudo evidenciou que as estratégias institucionais adotadas para enfrentamento da evasão escolar na educação profissional técnica de nível médio ainda são insuficientes. Em síntese, o trabalho revela o indispensável e permanente desafio da escola em propiciar condições de permanência, desenvolvendo políticas e estratégias efetivas, oportunizando a realização de diálogos e acompanhamentos para compreender as necessidades reais demandadas. Na tentativa de estabelecer um novo olhar sobre a questão, argumenta-se que a evasão escolar não é determinada exclusivamente pela decisão pessoal do sujeito, mas pressupõe efetivo acompanhamento pedagógico e assistencial, visando à melhoria da aprendizagem e à produção de informações que subsidiem a identificação dos sinais da evasão e a criação de mecanismos de prevenção.ptEvasão escolar na educação profissional: trajetórias e motivos que levam ao abandono definitivo ou temporário dos cursos técnicos de nível médioThesis2023-09-12Evasão escolarEnsino profissionalEducação - Aspectos sociaisEducação - Aspectos econômicos