Nagem, Ronaldo LuizSalabert, Raísa de Abreu Neves Novaes2025-04-282019-08-20https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/1292Esta pesquisa propõe a identificação e análise de metáforas conceptuais no conteúdo sobre desenvolvimento sustentável em livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD 2018. Os resultados da pesquisa reafirmam a importância de estudos sobre metáforas conceptuais na educação. Além disso, miram para a importância de uma educação ambiental voltada à construção do pensamento crítico e emancipatório, contemplando a compreensão complexa e multidimensional da relação ser humano e meio ambiente. Espera-se contribuir para uma melhor compreensão sobre o papel das metáforas na construção de concepções ambientais.ptRepresentações metafóricas em educação ambiental: análise da construção de concepções ambientais em livros didáticos de BiologiaDissertação2025-04-28Educação ambientalLivros didáticosDesenvolvimento sustentável