Araujo, Sinay Santos Silva deSantos, Daniela Simone Gil dos2025-06-112025-04-28https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/1608A contação de histórias na Educação Infantil é uma prática pedagógica essencial que contribui para o desenvolvimento integral das crianças. Este trabalho investiga como essa prática pode promover habilidades cognitivas, emocionais e sociais. A pesquisa abrange a importância histórica da narrativa oral, as metodologias de contação e os aspectos cognitivos e socioemocionais envolvidos. A contação de histórias não apenas enriquece o vocabulário e a compreensão linguística, mas também estimula a imaginação e a empatia, proporcionando um espaço seguro para a exploração emocional das crianças. Além disso, as histórias podem ser integradas de forma criativa ao currículo, facilitando a aprendizagem de diversas disciplinas. A formação contínua dos educadores é fundamental para a implementação eficaz dessa prática. Conclui-se que a contação de histórias deve ser uma prioridade nas práticas educativas, fortalecendo a formação de cidadãos críticos e conscientes, ao mesmo tempo que enriquece o ambiente escolar e promove uma cultura de leitura.ptContação de história na educação infantil: analisando as contribuições na prática pedagógicaTrabalho de Conclusão de Curso da Especialização2025-06-11Educação infantilAprendizagemPlanejamento educacionalOralidade na literatura