Ramos, Ivo de JesusVicente, Eliane Mercês2023-08-112017-06https://repositorio.cefetmg.br/handle/123456789/395Esta pesquisa buscou identificar as apropriações e táticas construídas por estudantes do ensino médio técnico integrado participantes de uma atividade gamificada. Embasada na teoria da Invenção do Cotidiano, segundo Certeau (2014), e nos fundamentos da gamificação, buscamos os “modos de fazer” desenvolvidos pelos estudantes participantes ao experienciarem a gamificação de uma das disciplinas da grade escolar. A metodologia buscou identificar por meio de um questionário com questões de múltiplas escolhas e discursivas, observação e entrevista com docentes, o perfil de motivação da turma ao participar de atividades como jogos e captar na forma como participaram da atividade gamificada, as apropriações e táticas dos estudantes participantes. Estas apropriações e táticas foram comparadas com os objetivos do docente a fim de analisar a aproximação ou distanciamento provocados pela atividade gamificada. As análises das apropriações e táticas revelaram uma tendência à mudança das ações táticas dos estudantes aproximando-as dos objetivos estratégicos do docente.ptApropriações e táticas de estudantes em processo de ensino com gamificaçãoDissertação2023-08-11Educação - Finalidades e objetivosGamificaçãoEnsino - MetodologiaEnsino e aprendizagem