Ramos, Ivo de JesusMiranda, Antônio Rocha2023-09-272021-06-29https://repositorio.cefetmg.br/handle/123456789/540Este estudo teve como propósito analisar de que forma os processos de ensino e de aprendizagem, mediados por modelos analógicos fundamentados em analogias, favorecem a construção de conhecimentos por estudantes do Ensino Médio, em particular, no conteúdo de Óptica Geométrica da Física. Ele se insere na linha IV – Práticas Educativas em Ciências e Tecnologia do Programa de PósGraduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e com procedimento metodológico de pesquisa-ação. Sustentou-se teoricamente na Aprendizagem Significativa proposta por Ausubel (1982) e a Formação do Espírito Científico proposto por Bachelard (1996), mais especificamente nos obstáculos epistemológicos encontrados pelos estudantes no processo de aprendizagem em Ciências. Quatorze estudantes do Ensino Médio colaboraram com a pesquisa, participando de atividade desenvolvida por meio de uma sequência didática, com foco na construção de modelos analógicos, para representar os vícios de refração do olho humano (ametropias). Para obtenção dos dados foram aplicados dois questionários um pré e outro pós-atividade além das observações e registros realizados pelo pesquisador. Os resultados sinalizaram que a atividade proporcionou um melhor entendimento dos conceitos dos vícios refrativos da visão humana, ou seja, os modelos analógicos construídos pelos participantes contribuíram para a apropriação de conhecimento pelos estudantes.ptConstrução do conhecimento por estudantes do ensino médio fundamentado em modelos analógicosThesis2023-09-27AprendizagemAnalogias - ModelosRefração ocularCiências - Estudo e ensino