Tonini, Adriana MariaTeixeira, Valdimir Alves2023-09-052017-02-17https://repositorio.cefetmg.br/handle/123456789/418As dificuldades relacionadas à aprendizagem da Matemática, o alto índice de reprovações dos alunos, a falta de hábitos de estudo, o pouco tempo dedicado à disciplina, a qualidade das mediações nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem no sentido de proporcionar uma aprendizagem que favoreça a formação de pessoas mais críticas e criativas, são alguns dos desafios da Educação a distância que vêm exigindo um repensar das práticas docentes. Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa sobre o efeito da utilização de ferramentas pedagógicas de interação e comunicação, utilizadas nas disciplinas de Matemática, nos cursos de Engenharia na modalidade a distância, como instrumentos na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo conhecer as Tecnologias de Interação e Comunicação para o ensino de Matemática nos cursos de Engenharia na modalidade a distância. Pelos resultados obtidos e as análises realizadas dos relatos nas entrevistas, percebeu-se que o uso de softwares relativos ao ensino e à aprendizagem em Matemática são mais propícios para a construção do conhecimento e autonomia dos alunos. Isso se torna um elemento facilitador sobre a reflexão da própria prática e o desenvolvimento das atividades do curso viabilizando uma educação inovadora cada vez mais próxima e personalizada que caracteriza a modernidade.ptTecnologias de interação e comunicação para o ensino de matemática em cursos de engenharia na modalidade a distânciaThesis2023-09-05Ensino a distânciaEngenharia - Estudo e ensinoMatemática - Estudo e ensino