Gonçalves, Irlen AntônioSouza, Edmar de Oliveira2023-09-212020-11-27https://repositorio.cefetmg.br/handle/123456789/494Esta dissertação relata o resultado da pesquisa que teve como objetivo compreender as principais correntes de pensamento republicano que influenciaram a Comissão de Instrução Pública, no tocante à educação profissional, na discussão de três projetos de lei estaduais mineiros, a saber: n° 169 de 1896; n° 168 de 1896; e n°119 de 1904. Os três projetos abordam assuntos referentes à educação profissional no Estado de Minas Gerais. Para isso buscou-se conhecer o contexto histórico e político em que os deputados estiveram inseridos. Também foi elaborada uma prosopografia que possibilitou identificar algumas marcas de vivências que induziram os posicionamentos desses parlamentares nos discursos sobre educação profissional. Os discursos analisados referem-se apenas aos que foram proferidos pelos deputados que fizeram parte da Comissão de Instrução Publica e Civilização de Índios e se encontram nos Anais do Poder Legislativo mineiro. Para realização da análise, utilizou-se dois autores como referencial teórico metodológico: Patrick Charaudeau, observando a teoria da Semiolinguística de Análise do Discurso; e John Pocock, autor do Contextualismo Linguístico. Por meio da análise dos três projetos de leis, foi possível compreender que as principais correntes de pensamento republicano que influenciaram a Comissão de Instrução Pública nos discursos sobre os projetos de leis são o liberalismo americano e o positivismo francês.ptO discurso político da Comissão de Instrução Pública de Minas Gerais sobre o ensino profissional 1896 - 1906Thesis2023-09-21Ensino profissionalEducação - Aspectos políticosAnálise do discurso