Ferry, Alexandre da SilvaBarbosa, Wilbert Viana2023-09-192019-08-22https://repositorio.cefetmg.br/handle/123456789/474A presente dissertação é fruto de uma pesquisa de mestrado em Educação Tecnológica conduzida no campo de estudos sobre o papel das analogias na Educação em Ciências, no contexto de uma linha de pesquisa sobre Práticas Educativas em Ciência e Tecnologia. O seu objeto de investigação é a sistematicidade das analogias enquanto aspecto estrutural relacionado à forma como os conjuntos de relações mapeadas em cada domínio comparado encontram-se semelhantemente interconectados, de modo que o conhecimento sobre um domínio familiar possa ser projetado, inferencialmente, sobre um domínio desconhecido ou pouco conhecido. A sistematicidade, portanto, manifesta-se nas analogias através de um sistema de relações mutuamente conectadas em correspondência entre os dois domínios. Nesse contexto, essa investigação foi orientada a partir da seguinte questão de pesquisa: como a sistematicidade de uma analogia pode ser caracterizada a fim de nos permitir usá-la como parâmetro de análise de sua adequação em contextos de ensino e de pesquisa na Educação em Ciências? Diante disso, em acordo com Teoria do Mapeamento de Estruturas (TME), as analogias podem ser compreendidas como comparações entre dois domínios, um base (o familiar) e um alvo (o domínio a ser explicado/compreendido), nas quais privilegiam-se as relações entre elementos e seus atributos, e as relações de ordem superior, de forma a conferirem consistência estrutural, foco relacional e sistematicidade às analogias. Assim, o percurso metodológico deste trabalho desdobrou-se em duas sequências paralelas e complementares: (i) a teórica, conduzida em torno dos significados atribuídos ao conceito da sistematicidade no contexto da TME, que permitiu o desenvolvimento de um algoritmo capaz de estimar fatores de sistematicidade para cada correspondência a ser mapeada nas análises estruturais, que foi incorporado a um sistema web, denominado Sistema para Mapeamento Estrutural de Analogias (Sistema MAPES), concebido nesta pesquisa a partir de um conjunto de orientações metodológicas e notações simbólicas para a representação de correspondências durante o mapeamento estrutural de analogias; e (ii) a empírica, que, após o desenvolvimento do algoritmo, culminou na análise estrutural de cinco comparações tomadas como analogias para o ensino da dinâmica das reações em equilíbrio químico, e na análise de conteúdo das transcrições de discussões promovidas em dois grupos focais constituídos por professores de Química, que permitiram levantar suas opiniões, ideias e percepções sobre o uso de analogias no ensino de Ciências, em geral, e sobre as cinco comparações para o ensino de Equilíbrio Químico, em particular. Os resultados da investigação permitiram a caracterização da sistematicidade enquanto aspecto estrutural capaz de influenciar as escolhas de professores por analogias ricas e abrangentes a serem empregadas em situações de ensino, bem como parâmetro de análise para investigações sobre as implicações do uso de analogias na Educação em Ciências.ptAnálise da sistematicidade de analogias em contextos de ensino e de pesquisa na educação em ciênciasThesis2023-09-19AnalogiaCiências - Estudo e ensinoQuímica (Ensino médio)