Silva, Renato Caixeta daMorais, Suzanne Silva Rodrigues de2025-05-262024-07-11https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/1584A presente tese teve como foco principal analisar como a Pedagogia de Gêneros com base na Linguística Sistêmico-funcional e a Gramática do Design Visual (GDV) possibilitam o trabalho com o gênero fotorreportagem para o desenvolvimento da competência específica nº 10 de língua portuguesa do ensino fundamental da Base Nacional Comum Curricular, a qual aponta a necessidade de mobilizar práticas da cultura digital para expandir as formas de produzir significados. Para tanto, adaptamos o Ciclo de Aprendizagem proposto por Martin e Rose (2000) para englobar os pressupostos da GDV e elaboramos uma proposta pedagógica baseada nesta adaptação para a leitura e produção do gênero fotorreportagem. A proposta foi aplicada a alunos do 9º ano do ensino fundamental de três turmas, sendo duas turmas da rede pública e uma turma da rede privada de ensino em Divinópolis-MG, a fim de verificar as contribuições das teorias na mobilização de práticas da cultura digital para a compreensão e produção de diferentes significados próprios de textos multimodais. Para a elaboração da proposta de ensino, objetivamos aplicar atividades segundo o ciclo de aprendizagem, seguindo as etapas de negociação, desconstrução, construção coletiva e construção individual. Para a realização desta pesquisa, nos apoiamos nas teorias relacionadas ao ensino de língua materna na BNCC (BRASIL, 2018); nas ideias sobre letramentos, novos letramentos e multiletramentos (NEW LONDOW GROUP, 1996; RIBEIRO, 2016; ROJO & MOURA, 2019; LEU, COIRO, et al., 2017); na visão de linguagem baseada em gênero textual (LEFFA, 2016; MARTIN; ROSE, 2000; 2007; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006); na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF); nas ideias sobre multimodalidade (HALLIDAY; HASAN, 1996; 2004; KRESS, 2003; 2010; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; JEWITT, 2005) e nos desdobramentos da LSF por meio da Pedagogia de Gêneros (MARTIN & ROSE, 2006; 2007; 2012; ROSE, 2010; 2012) e na Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). A metodologia utilizada foi a pesquisa participante (BORTONI-RICARDO, 2008) e são analisados dados advindos do diário de pesquisa da professora pesquisadora, das conversas em grupos focais constituídos por alguns alunos envolvidos e das fotorreportagens iniciais, coletivas e finais produzidas pelos alunosparticipantes. Como resultados, destacamos que a proposta de ensino elaborada conforme o ciclo de aprendizagem adaptado contribuiu para o desenvolvimento da competência específica nº 10, na medida em que os alunos mobilizaram diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais nos processos de leitura e produção de textos autorais. As análises das produções dos alunos apontam para a eficácia da adaptação do ciclo de aprendizagem da Pedagogia de Gêneros para a leitura e produção de textos. Também a análise das conversas nos grupos focais e do diário de pesquisa reforçam a necessidade de pensar propostas de ensino que visem ao tratamento da imagem como parte integrante do texto, essencial para a produção de significado. As conclusões deste estudo indicam que as teorias elencadas são eficazes nos processos de leitura e produção de textos, desenvolvendo, assim, competências da BNCC.pt“Eu não sabia o que era uma fotorreportagem” : pedagogia de gêneros e a gramática do design visual para o desenvolvimento de competências da BNCCTese2025-05-26Linguística sistêmico - funcionalFotorreportagemBase Nacional Comum CurricularCompetênciasGêneros textuais