Lopes, Luiz Carlos GonçalvesRufatto, Diogo da Costa2025-05-062024-08-26https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/1342Esta pesquisa aborda a construção autoral pelo viés do corpo de Grace Passô, dramaturga e performer mineira. O argumento é que, na obra Vaga carne, a autora constrói um corpo de autora e exerce uma função imagem-textual no discurso. Para isso, a pesquisa explora o conceito de autor e de autoria de três formas, passa por elaborações sobre a dimensão da performance e dos ritos, com considerações sobre a escrita performática e o teatro performativo, e destrincha a leitura de alguns pontos da obra, nomeados protocolos. São quatro os protocolos: protocolo de um corpo racializado; protocolo de um corpo generificado; protocolo de um corpo com marcas de classe social; e protocolo de um corpo porvir. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica embasada em autores como Michel Foucault, Roland Barthes, Leonardo Villa-Forte, Paul Zumthor, Judith Butler, John Austin, Luciana Salazar Salgado, Sara Rojo, Josette Féral, David Ball, Leda Maria Martins e Jack Halberstam, entre outros.ptCorpo de autora: uma leitura perfomativa da Vaga Carne, de Grace PassôDissertação2025-05-06AutoriaTeatroPerformanceCorpo (Artes)Passô, Grace, 1980-