Ferry, Alexandre da SilvaMagalhães, Renato José de2023-09-262021-12-14https://repositorio.cefetmg.br/handle/123456789/522Esta dissertação de mestrado, incorporada na linha de pesquisa sobre práticas educativas em Ciência e Tecnologia do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica, apresenta os resultados de uma investigação que analisou modelos no contexto da Educação Tecnológica em Física. A pesquisa pretendeu responder quais são as potencialidades pedagógicas oferecidas à Educação em Ciências, especificamente ao ensino de Física, no contexto da Educação Tecnológica, pela exposição de objetos fundamentados em modelagem em centros ou museus de Ciência a partir das percepções de professores de Física da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para tanto, levantamos e caracterizamos objetos museais em centros ou museus de Ciência, associados à divulgação científica em Física; identificamos os propósitos contextuais e as funções desempenhadas por esses objetos; analisamos a adequação das estratégias de modelagem empregadas na concepção e exposição desses objetos museais. Dentro da perspectiva da Teoria do Mapeamento Estrutural (TME), realizamos o mapeamento estrutural do modelo do olho humano, com a finalidade de identificação das correspondências entre elementos, atributos e relações, ou seja, as potenciais similaridades que constituem as representações. A pesquisa, caracterizada por uma abordagem qualitativa, com o objetivo de um estudo exploratório, foi desenvolvida em duas etapas: (i) Visitação dos museus para identificação e caracterização dos objetos museais fundamentados em modelagem, criação e adaptação da ferramenta de coleta de dados (Grelha), visitação para validação da ferramenta, visitação para a realização das coletas de dados, mapeamento estrutural do modelo identificado; (ii) Realização de entrevistas semiestruturadas no espaço museal com a participação de professores de Física. Na primeira etapa, em 6 museus foram identificados 180 objetos com possibilidades pedagógicas para o ensino de Física em 17 conjuntos expositivos, dos quais 5 foram classificados como modelos, sendo 1 conjunto expositivo representando o sistema solar, 2 representando os principais componentes do olho humano (decomposto), e 2 representando o olho humano (composto). Na segunda etapa, modelos foram observados por professores que identificaram potencialidades de usos em espaços não formais. O estudo permitiu identificar e descrever possibilidades pedagógicas oferecidas pelos objetos museais ao ensino de Física, em articulação com a percepção de professores dessa disciplina a respeito das potencialidades em eventuais situações de uso em espaço não formal. Apesar dos docentes não relacionarem de forma direta como o uso de modelos pode contribuir para uma Educação Tecnológica, destacamos nas falas dos professores, independente dos empecilhos apontados, que os modelos expostos se constituem uma ferramenta de ensino favorável para representar entidades de interesse científico, bem como para facilitar a ampliação de conceitos científicos e profissionais.ptPotencialidades pedagógicas de objetos museais fundamentados em modelagem na educação tecnológica em físicaThesis2023-09-26Ensino de objetos - ModelagemMuseus de ciênciaFísica - Estudo e ensino