Menezes, Roniere SilvaMatos, Cristiane Lage de2025-05-262020-09-21https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/1588Esta pesquisa analisa a questão das fronteiras, do exílio e da comunidade na construção da escrita e da produção do filme Era o Hotel Cambridge, dirigido por Eliane Caffé, roteirizado por Eliane Caffé, Inés Figueiró e Luiz Alberto de Abreu, com a participação de diferentes coletivos. Elaborado a partir de um espaço ocupado pelos sem-teto, refugiados, exilados, migrantes e imigrantes, por uma comunidade em construção, o filme evoca tensões estéticas, políticas e sociais. Procura-se compreender o período chamado de retomada do cinema brasileiro e as possíveis mudanças provocadas pelo estímulo às produções deste período. O espaço e seus fluxos podem ser demarcados, perdidos, esquecidos ou reconfigurados. Nesse contexto, os territórios criados pelo filme se desfazem e ressurgem ressignificados. Entende-se o filme como um território constantemente reconfigurado pelas relações que se territorializam e reteritorrializam no contexto do edifício ocupado. O espaço propicia diferentes configurações de comunidades, por meio do qual se reorganiza o processo criativo e as relações.ptVestígios de uma trajetória critativa : a comunidade fílmica e o limiar em Era o hotel CambridgeTese2025-05-26Caffé Eliane 1961Cinema brasileiro - História- 1994 -Cinema - Aspectos políticosComunidades