Valentim, Silvani dos SantosMoreira, Jane2023-09-142018-04-03https://repositorio.cefetmg.br/handle/123456789/447Esta pesquisa qualitativa de cunho exploratório analisou as experiências didático-pedagógicas vivenciadas por professores de Sabará/MG, Brasil e Obuasi/Ghana que participaram do projeto Olhares Cruzados nos anos de 2015-2016. A pesquisa teve como objetivo compreender a história e cultura africana a partir de um diálogo entre os professores de Obuasi e Sabará, para fortalecimento das africanidades. O processo de implementação da Lei 10.639/03 na Rede Municipal de Sabará tem ocorrido de forma fragmentada, em função da inexistência de uma agenda para ações conjuntas para todo o município. Nesse sentido, pode-se dizer que não se observou uma prática estruturada e sólida para o ensino da História da África e afro-brasileira nas instituições de ensino deste município. A coleta de dados foi realizada utilizando-se de recursos etnográficos e de comunicação virtuais, tais como: e-mails, mensagens via aplicativo Whatsapp e redes sociais como o Facebook. A partir de análises e interpretações dos dados advindos dos meios digitais, pode-se inferir que os (as) professores (as) de Sabará, participantes da pesquisa, utilizam outros recursos pedagógicos além do material didático como a importância das máscaras, dos jogos tradicionais como o jogo aware/mancala e as expressões corporais como a capoeira, dos contos, dentre outras atividades, com o objetivo de ofertar aos seus alunos uma escola igualitária contemplando a diversidade racial e fortalecendo a efetivação da Lei 10.639/03. Da mesma maneira os professores (as) de Obuasi, participantes da pesquisa, também estão empenhados (as) em oferecer contribuições culturais tribais, como a alfabetização das crianças na língua de origem e preservação do ofício do grupo, favorecendo a implantação de um espaço de diálogo para construção de uma sociedade mais igualitária, através da educação. Compreendeu-se, ainda, que os sujeitos da pesquisa eram influenciados por aspectos micro e macro culturais de suas respectivas cidades, dado evidenciado durante a troca de experiências sobre as vivências culturais de ambos os grupos. As considerações finais evidenciaram que o intercâmbio com Obuasi foi apenas uma contribuição, restrita ao país de Ghana, diante da imensidão cultural que é o continente africano, suscitando outras possibilidades de pesquisa para o fortalecimento das africanidades.ptExperiências didático-pedagógicas entre professores (as) de escolas públicas de Sabará e Obuasi/Ghana e o fortalecimento das africanidadesDissertação2023-09-14Práticas de ensino - ExperiênciasProfessores - FormaçãoCultura afro-brasileiraEducação - Relações étnicas