Silva, Renato Caixeta daRepolês, Maria Catarina Paiva2025-04-012019-04-08https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/1052Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a apropriação do material didático (MD) de língua inglesa distribuído nas escolas públicas brasileiras pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A inclusão e distribuição de livros didáticos de língua inglesa para o ensino fundamental e médio nas escolas públicas teve início em 2011 e 2012 respectivamente. Não obstante o edital criterioso, a produção bibliográfica referente a esse material ainda é incipiente e mandatória para a consolidação do seu caminho, principalmente no tocante à sua apropriação. Portanto, este estudo tem como objetivo investigar a apropriação do MD de inglês do PNLD por professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas da Zona da Mata Mineira. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas entrevistas com professores e alunos, questionários, e anotações de campo que consistem o corpus da pesquisa. Para analisá-lo, recorro à teoria da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1979; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004; EGGINS, 2004) e aos autores brasileiros, principalmente Fuzer e Cabral (2014) e Silva (2012, 2016), que desenvolvem estudos com essa teoria. Os Sistemas de Avaliatividade e de Ideação (MARTIN e ROSE, 2007) também fundamentam a análise, assim como documentos oficiais e estudos dos especialistas da área. A metodologia da pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa que valoriza a produção do conhecimento pelo método do diálogo (BOGDAN e BIKLEN, 1994; DEMO, 1995). Os resultados mostram que, não obstante o reconhecimento global do inglês como língua franca e sua inclusão no PNLD, na escola pública ele continua desvalorizado como disciplina. Faltam ações de apoio do PNLD às professoras, ainda dependentes de designações e rotatividade. Isso causa desconhecimento do programa e ausência de formação continuada para uma apropriação mais proveitosa do MD. Por isso, a distribuição dos livros didáticos, por si só, não garante a viabilidade da ação pedagógica segundo suas propostas e teorias norteadoras. Ao se apropriarem do livro didático, as docentes esperam tê-lo como um aliado, esperam legitimar o seu uso em sala de aula. Parte daí a desilusão com o material, quando, por não terem sido preparadas para as inovações pedagógicas que o livro sugere, ou linguisticamente para acompanhar o fluxo das leituras e atividades, elas acabam por usá-lo de forma monolíngue, estrutural e verticalizada. No entanto, a apropriação do MD reflete positivamente no preparo profissional das docentes, levando-as a buscarem proficiência. Os resultados mostram também, que os alunos apreciam as atividades feitas com o MD, preferindo-as às atividades rotineiras de cópias e traduções, ou de exercícios gramaticais fora de contexto. Considerando que o PNLD encoraja o uso de MD diferenciado, espera-se que este estudo contribua com uma visão crítica do assunto, propondo ações de preparo das docentes para o uso do MD, adaptação deste às escolas públicas da Zona da Mata. Principalmente nas pequenas cidades, o acesso, ou talvez mesmo o interesse pela literatura de novos enfoques metodológicos, experiências, documentos oficiais, participação em eventos, etc. é muito restrito. Esse distanciamento das produções acadêmicas pode ser sanado com projetos de curta duração sobre a apropriação do MD como meio de promover o empoderamento dos profissionais e da disciplina, contribuindo assim para a melhoria da educação básica.ptColeções didáticas de língua inglesa/PNLD: a apropriação do material didático por professores e alunos de escolas públicas mineirasTese2025-04-01Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)Apropriação do ConhecimentoLíngua inglesa (Ensino fundamental)Língua inglesa (Ensino médio)Escolas públicas