Pedrosa, José GeraldoRamos, Naiara2023-09-262021-08-19https://repositorio.cefetmg.br/handle/123456789/532Esta dissertação apresenta, como objeto de estudo, as elaborações de Anísio Teixeira sobre educação profissional e as influências anglo-americanas em seus escritos no período compreendido entre 1951 a 1971. O trabalho apresenta a trajetória profissional de Anísio Teixeira, evidenciando suas principais atuações no âmbito político educacional no Brasil, conforme o período citado. As obras escritas, bem como os assuntos nos quais Anísio Teixeira se debruçou durante o período, foram categorizadas por eixos temáticos, pois entre 1951 a 1971 ele abordou assuntos variados relacionados à educação. Dentre os escritos mapeados foi realizada uma síntese sobre o pensamento de Anísio Teixeira relacionado à educação profissional e às referências anglo-americanas. As questões que nortearam a pesquisa focalizaram três pontos: quais as elaborações sobre educação e trabalho?; quais as abordagens sobre educação profissional e seu lugar no sistema nacional de educação?; e como é a presença das ideias de origem anglo-americana na composição do pensamento do autor? O objetivo dessas questões era analisar as elaborações sobre escola e trabalho, educação para o trabalho e educação profissional e técnica nos escritos anisianos de 1951 a 1971, buscando mediações com a cultura e a pedagogia pragmáticas de origens anglo-americanas. Todo o material foi analisado sob a perspectiva documental e bibliográfica. Duas bases conceituais, provenientes da história dos intelectuais e da análise do discurso foram referências da pesquisa. No tocante à história dos intelectuais, a referência foi o francês Jean-François Sirinelli. As referências da análise do discurso foram oriundas de Eni Puccinelli Orlandi. Anísio Teixeira, como um intelectual da educação, sob a perspectiva de Sirinelli (2003), foi um mediador da cultura educacional de John Dewey, fazendo circular as ideias do filósofo norte-americano no Brasil nas décadas de 1950 e 1960. A trajetória política profissional de Anísio Teixeira, analisada no período da pesquisa, mostra o seu engajamento na vida pública, o que resultou em diversos entraves políticos em virtude de sua defesa pela escola pública, de boa qualidade e para todos. Os escritos de Anísio Teixeira que foram analisados revelam essa noção de engajamento público, pois sua escrita era uma das formas de intervenção no debate político educacional nas décadas de 1950 e 1960. Os textos de Anísio Teixeira publicados nesse período eram a materialização de seu discurso que foi publicado em diversos artigos na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos do Inep e, posteriormente, organizados e publicados em forma de livros. Os resultados obtidos demonstram que as elaborações de Anísio Teixeira sobre educação profissional permanecem no período de 1951 a 1971, pois continua a defender a escola pública integral. Nesse período ele criou a Escola Parque, tida como um modelo a ser implantado no sistema nacional de educação, pois integrava a formação profissional à cultura geral. As referências de suas ideias educacionais continuam sendo os Estados Unidos da América, mesmo sendo um crítico da transformação da sociedade anglo-americana na fase imperialista. Anísio Teixeira permanece referenciando a pedagogia pragmática de John Dewey, que seria o caminho para instituição de uma sociedade democrática no Brasil.ptA educação profissional e técnica e a anglo-americanidade nos escritos de Anísio Teixeira do período de 1951 a 1971Thesis2023-09-26Teixeira, Anísio, 1900-1971 - 1951-1971Ensino técnico - HistóriaEnsino profissional - HistóriaAmericanos de origem britânica - BrasilIntelectuais - História