Parreiras, Vicente AguimarCarvalho, Luan Alison Cardoso de2025-04-012018-05-18https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/1059Desde o início dos trabalhos em Inteligência Artificial, um dos focos das pesquisas do campo esteve voltado a capacitar os computadores a compreender as informações codificadas em uma língua humana comum, como o Inglês e Português. Após alguns trabalhos iniciais em tradutores automáticos e em programas de conversação como o chatbot ELIZA, o trabalho de Terry Winograd apontou a necessidade em fornecer informações extratextuais e contextualização do tema tratado nas sentenças linguísticas para que a máquina pudesse de fato compreender a língua humana. Embora tal trabalho tenha apontado um significativo avanço, o experimento por ele desenvolvido, o robô virtual SHRDLU, caiu em esquecimento sendo abandonado pelo próprio criador. Décadas mais tarde, o projeto foi integrado às pesquisas do grupo INFORTEC na tentativa de ressuscitar o referido projeto. Contudo, embora seja significativo o trabalho desenvolvido por Winograd, constatou-se que, por limitações teóricas sobre as relações entre linguagem, conhecimento e realidade, alguns pontos de ambiguidades semânticas, apontados em trabalhos anteriores, estariam fadados a se repetir caso fizesse apenas uma recriação literal do programa. Propõe-se então, como alternativa, uma nova construção do programa, apontando soluções possíveis para os problemas detectados, considerando os desenvolvimentos técnicos, teóricos e tecnológicos desde a construção do programa original até o presente.ptModelagem de arquitetura de software de um robô manipulador de blocos interativo por conversaçãoDissertação2025-04-01Inteligência ArtificialProcessamento de Linguagem NaturalRobôsLinguagemConhecimento