Silva, Giani DavidMenezes, Flávia Pereira Dias2025-05-212020-05-15https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/1557Edição, narrativas de vida, memória e discurso. A inter-relação dessas áreas norteia esta tese, em que temos o objetivo de analisar discursivamente as condições de produção e circulação de entrevistas em materiais audiovisuais midiáticos, de modo a percebermos o processo de edição e, consequentemente, a configuração de narrativas e a reconstrução da memória. Nesta pesquisa, procuramos investigar o processo de construção e mediação editorial de uma série documental produzida pelo jornal Estado de Minas, denominada Vozes de Mariana, abordando os atingidos pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, em Mariana, Minas Gerais, ocorrido em 5 de novembro de 2015. Em uma perspectiva analíticodiscursiva, tentamos abordar a edição por meio de três intervenções: primeiro, com base nos registros brutos dos vídeos realizados por jornalistas do Estado de Minas, a partir de um roteiro pré-definido, eles entrevistaram algumas pessoas que moravam nos distritos Bento Rodrigues e Paracatu, atingidos pela lama de rejeitos de minério; segundo, partindo de uma análise do mesmo material, mas já editado, em que há narrativas que resgatam as trajetórias de vida dos atingidos as quais são veiculadas no portal de notícias do Estado de Minas; e em terceiro, apoiados em uma perspectiva espaçotemporal, realizamos entrevistas com os mesmos sujeitos-enunciadores selecionados pelo jornal Estado de Minas, lançando mão das mesmas perguntas feitas pelos jornalistas, com o intuito de examinar a memória e perceber a composição de significados durante esses três processos. Para isso, o quadro teóricometodológico utilizado foi constituído com base nas proposições de Patrick Charaudeau, com a Semiolinguística e seus pressupostos. Contamos ainda com elementos da teoria do acontecimento e das questões da edição para tratar da maior tragédia ambiental com rejeitos de mineração do Brasil. Buscamos analisar também, nesta pesquisa, os espaços cênicos dos documentários, como planos, enquadramentos e ângulos. O corpus deste trabalho, as entrevistas que conduzem Vozes de Mariana, foi produzido a partir do rompimento da barragem da empresa Samarco e inspirado no livro Vozes de Tchernóbil, da jornalista e escritora ucraniana Svetlana Aleksiévitch, no qual os depoimentos das personagens das narrativas estão em primeira pessoa. Entre os resultados obtidos, constatamos que a participação dos jornalistas na condução das entrevistas apresentou função estratégica discursiva, pois conseguiram resgatar lembranças que sensibilizaram os entrevistados e, de certa forma, conseguiram emocioná-los. Concluímos que a edição dos documentários realizada com as narrativas dos atingidos da barragem, por suas estratégias discursivas, permitiu percebermos que, apesar de a produção audiovisual passar por vários processos e etapas, é na edição que é possível definir o enquadramento que será dado, de acordo com o que se conseguiu coletar com as entrevistas. Assim, temos uma versão do veículo de comunicação sobre aquela temática; é o olhar dele para aquela situação e, por isso, as filtragens realizadas para o produto final chamamos de “portagem sociodiscursiva”. A edição de Vozes de Mariana mostrou uma ruptura da normalidade, de um estado de tranquilidade e paz de Bento Rodrigues que viviam os moradores para uma situação de caos e desespero com o rompimento da barragem. Percebemos ainda que a memória episódica dos entrevistados está mais consistente passados quase dois anos do acontecimento, pois eles conseguiram contar o que viveram com mais riquezas de detalhes e se mostraram mais críticos em relação à responsabilização da Samarco no ocorrido e acerca de seus direitos. A partir da entrevista realizada por nós, encontramos a visada contar-se, quando o EU tem a necessidade de narrar a sua história para um TU que está interessado em ouvir. Por fim, percebemos a importância de desconstruir a edição e identificar os sentidos propostos pela mídia, pois percebemos que as escolhas não são aleatórias.ptNarrativas filtradas, a edição no documentário: imagens e efeitos de sentido em “Vozes de Mariana”Dissertação2025-05-21Edição (Jornalismo)MemóriaBarragens de rejeitos - Mariana (MG)Análise do discurso - Narrativas pessoais