Silva, Sabina MauraRodrigues, Bruno Alves2023-09-222020-06-16https://repositorio.cefetmg.br/handle/123456789/503A pesquisa está centrada na busca da correlacionalidade existente entre a Filosofia do Trabalho e Filosofia da Educação em Henrique Cláudio de Lima Vaz, respeitada a matriz hegeliana que norteou o desenvolvimento de sua Ética, centrando-se foco em corte específico nos textos do referido filósofo que tratam da dinâmica de manifestação da consciência do ser, indissociavelmente correlacionada à manifestação do ethos na sociedade civil, marco teórico que suporta a constatação da hipótese de que o processo histórico, ético e cultural de autoformação do ser humano em sociedade ocorre a partir da dialética do reconhecimento efetivada pelo trabalho. O trabalho, visto como a ação humana axiogênica por excelência, se apresenta como elemento indutor primário da dialética do reconhecimento no âmbito da sociedade civil (dimensão subjetiva do agir ético), desempenhando papel estruturante para a consolidação de uma universalidade (dimensão axiológica do agir ético, de objetivação dos valores liberdade e igualdade pelo valor trabalho). A partir dessa processualidade, manifesta-se fenomenologicamente a própria essência do princípio educativo do trabalho, enquanto valor que promove a mediação do ser em direção ao seu conceito em liberdade, na permanente construção da tríade conceitual história-cultura-ethos, que ocupa a centralidade da ontologia hegeliana e de Lima Vaz.ptO princípio educativo do trabalho na ética filosófica de Henrique Cláudio de Lima VazThesis2023-09-22Vaz, Henrique C. de Lima (Henrique Cláudio de Lima), 1921-2002Trabalho - FilosofiaEducação - FilosofiaÉticaFenomenologiaDialética