Lessa, Cláudio HumbertoLoyola, Renata Pinheiro2025-03-272018-12-14https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/992Este presente trabalho apresenta uma investigação acerca da construção de imagens de brasilidade em comerciais televisivos no período da Copa do Mundo 2014. Para a investigação, optamos por um caminho proposto pela análise do discurso, que considera a existência de uma intencionalidade na linguagem. Nessa perspectiva, sugere ao pesquisador relacionar o discurso com a situação que o criou em relação à língua e à sociedade, com o objetivo de buscar esclarecer o que o texto diz e como diz, a partir dos valores inerentes ao texto e por marcas no enunciado. Na primeira parte, apresentamos os fundamentos da Análise do Discurso, proposto por Eni Orlandi e Sírio Possenti, e explicamos os conceitos de sujeito, contrato de comunicação e modos de organização do discurso, sob a perspectiva do teórico Patrick Charaudeau. Na segunda parte, aprofundamos nos conceitos relacionados ao discurso publicitário. Inicialmente, caracterizamos, a partir dos autores Armando Sant’anna e José Benedito Pinho, em que perspectiva a publicidade se insere como uma forma de comunicação, e posteriormente, recorremos ao contrato de comunicação publicitário proposto por Jean-Claude Soulages, para entender de que forma os parceiros do discurso compõem a proposta de persuasão. Ainda nessa segunda parte, explicamos os efeitos produzidos na publicidade, à luz da teoria dos imaginários sociodiscursivos de Patrick Charaudeau. Desse modo, na terceira parte, apresentamos detalhadamente a análise dos comerciais televisivos que compõem o corpus desta pesquisa, e ressaltamos ainda, o caminho da produção de efeitos interpretativos, a partir de estratégias discursivas, que incitam, por meio da emoção, a construção de imagens de brasilidade a partir de diversidade, união, sensualidade, jovialidade e negritude, com a temática do futebol. Como o resultado da investigação, podemos confirmar nossa hipótese de que a publicidade apresenta marcas discursivas, que revelam a presença de uma intencionalidade.ptA construção de imagens de brasilidade em comerciais televisivos durante a copa do mundo de 2014Dissertação2025-03-27Anúncios em televisãoAnálise do discursoIntencionalidadeCopa do mundo (Futebol)