Tonini, Adriana MariaAntunes, João Batista Rafael2023-09-282022-08-31https://repositorio.cefetmg.br/handle/123456789/560Este estudo tem por objetivo analisar a formação dos egressos de cursos técnicos de nível médio de Minas Gerais, bem como a inserção desses egressos no mercado de trabalho. Desse modo, buscou-se investigar a formação, por meio da análise das diretrizes gerais dos currículos de formação técnica de nível médio e do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), e identificar as competências as quais devem ser adquiridas na formação necessárias para a atuação e para o desenvolvimento profissional no mercado brasileiro de profissões. Esta dissertação se constitui por uma revisão bibliográfica geral acerca da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) e por uma pesquisa de campo, a qual se realizou por meio de um questionário eletrônico semiestruturado, respondido por 20 participantes, e por meio de entrevista por videochamada, respondida por oito participantes. O recorte temporal abrangeu egressos cujo ano de formação se deu entre 2015 e 2019. Para o tratamento e a interpretação dos dados obtidos, recorreu-se à análise de conteúdo e utilizou-se de uma abordagem qualitativa. Justifica-se a relevância deste estudo, como este surge das condições do mercado de trabalho nos dias atuais, assim, procurou-se discutir sobre questões relacionadas à formação e à inserção no mercado de trabalho dos egressos técnicos de nível médio, sobre os meios possíveis para melhorar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho e também sobre uma concepção de formação profissional emancipatória e crítica, a qual deve ser capaz de despertar, provocar e possibilitar trajetos de inserção no mundo do trabalho e de inserção social, em um sentido amplo, de tais egressos técnicos mineiros. Os resultados apresentados nesta pesquisa inferem-se que o ensino técnico pode possibilitar uma maior inserção no mercado de trabalho dos futuros egressos de nível médio. No entanto, faz-se necessário mostrar aos estudantes técnicos de nível médio que é possível superar essa dicotomia no seu processo de formação, abrindo-lhe novos horizontes, não apenas associando a formação técnica ao emprego imediato, mas, buscando nas condições existentes a oportunidade de trabalho digno que, muitas vezes, exige um grau mais elevado de escolaridade.ptEducação profissional: formação e inserção no mercado de trabalho dos egressos dos cursos técnicos de nível médio em Minas GeraisThesis2023-09-28Ensino profissionalEnsino técnicoEnsino médioMercado de trabalhoJovens - Emprego