Oliveira, Renata Lúcia Magalhães deEleutério, Sofia Chaves Cardoso2025-12-192021-09-20https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/2533Atualmente, ações de priorização do transporte público coletivo em detrimento do individual vem sendo objeto de decisões da Administração Pública a fim de atrair, recuperar e/ou fidelizar os usuários desse modo. Por sua vez, a implantação de faixas exclusivas de ônibus é um exemplo dessa política pública de priorização, uma vez que a partir delas busca-se o aumento da velocidade operacional do ônibus, a diminuição dos tempos de viagem e melhoria na qualidade. No entanto, a avaliação de uma política pública é parte integrante da estrutura de tomada de decisão. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo explorar os dados públicos e abertos do município de Belo Horizonte visando discutir os desafios da avaliação da implantação de faixas exclusivas de ônibus como diretriz para melhoria da mobilidade na cidade. Para o alcance desse objetivo, foi necessário estabelecer um referencial teórico que sustentasse conceitualmente a pesquisa sobre o processo de tomada de decisão na Administração Pública, o sistema de transporte público coletivo por ônibus e a implantação das faixas exclusivas. Para o percurso metodológico, optou-se por explorar os dados públicos e abertos de contagem volumétrica de veículos obtidos na BHTRANS. Os resultados direcionam-se para a discussão da dificuldade da Administração Pública em olhar para política pública como instrumento de tomada de decisão, uma vez que se concluiu que são vários os fatores que influenciam na avaliação da implantação de faixas exclusivas de ônibus.ptTransporte, política pública e mobilidade urbana: desafios da avaliação da implantação de faixa exclusiva de ônibusDissertação2025-12-19Transporte urbanoTrânsitoFaixas de ônibusAdministração pública - Processo decisório