Ferry, Alexandre da SilvaSouza, Kellyne Andressa Aquino de2023-09-262021-12-07https://repositorio.cefetmg.br/handle/123456789/524As habilidades técnicas estão entre as competências almejadas em cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), em que os alunos têm a oportunidade de desenvolvê-las ou aperfeiçoá-las no espaço laboratorial. No presente estudo, desenvolvido na linha de pesquisa sobre “Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais" do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG, foram investigados o desenvolvimento de habilidades técnicas por parte de estudantes de um curso técnico em Química nas atividades de preparo de soluções e sua adequação a um modelo estatístico dicotômico, conhecido como modelo Rasch, a fim de obter elementos para construção de instrumentos de avaliação adequados para o uso em disciplinas técnicas. Partindo-se do pressuposto de que as habilidades técnicas laboratoriais se constituem como traços latentes no processo formativo da profissionalização dos sujeitos, a sua avaliação pode se constituir como um problema de difícil resolução para professores de disciplinas técnicas-profissionalizantes, como as que são ofertadas em cursos técnicos de nível médio, em decorrência da dificuldade de se medir um atributo pouco tangível. Contudo, considera-se a possibilidade de se mensurar o desempenho das habilidades técnicas por meio de variáveis observáveis, indicadoras desse atributo, utilizando-se modelos de análise que combinam aspectos qualitativos e quantitativos, como o modelo estatístico dicotômico desenvolvido pelo dinamarquês Georg Rasch (1901-1980). O trabalho fundamentou-se em uma metodologia de caráter quali-quantitativo, para a qual foi elaborado um instrumento do tipo checklist a partir de um documento de laboratório das disciplinas técnicas, chamado de Procedimento Operacional Padrão para o preparo de soluções e para a realização de medidas de massa. O checklist foi preenchido por meio da observação, acompanhada de registros em vídeo de aulas desenvolvidas em um dos laboratórios de ensino do referido curso existentes no campus 1 do CEFET-MG. Os dados gerados pelo preenchimento do checklist foram validados por meio do modelo de Rasch, para construção das medidas intervalares das habilidades técnicas. O instrumento elaborado mostrou-se válido para mensurar essas habilidades. Assim, considera-se que a utilização desse instrumento poderia se constituir como uma ferramenta adequada para a avaliação do desenvolvimento desse tipo de habilidade e, consequentemente, da aprendizagem do(a) estudante no ambiente do laboratório escolar.ptConstrução e validação de um instrumento para avaliar as habilidades técnicas laboratoriais de estudantes da educação profissional técnica de nível médio em químicaThesis2023-09-26Química - Estudo e ensino (Ensino médio)Laboratórios de químicaEnsino técnicoEstudantes do ensino médioHabilidades de laboratórioModelos Rasch