Nagem, Ronaldo LuizPortela, Érica Dinorá2023-08-142017-04-25https://repositorio.cefetmg.br/handle/123456789/407Esta pesquisa teve por objetivo contribuir para a melhoria do ensino de Biologia no que diz respeito ao funcionamento e organização do corpo humano, mediados pelo uso de analogias como ferramenta didática. Analisamos as reflexões de professores de Ciências e Biologia sobre uma comparação entre o funcionamento e organização de uma orquestra musical com o funcionamento e organização do corpo humano. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa em três etapas: i) teste piloto, cujo objetivo principal foi realizar uma sondagem inicial sobre essa comparação percebida pelos professores; ii) análise de livros de Biologia, especificamente os capítulos referentes à Fisiologia Humana, sobre as expressões analógicas estabelecidas sobre o corpo humano; iii) aplicação de questionário e entrevistas por grupo focal, objetivando um aprofundamento sobre a percepção pelos professores acerca da comparação proposta. Os resultados apontam que: a) as percepções dos professores têm uma variação devido à apropriação que eles fazem sobre o tema, ou seja, está relacionada aos conhecimentos e experiências prévias distintas; b) as expressões analógicas analisadas em livros didáticos, na maioria das vezes, são simples e com poucas comparações enriquecidas; c) a comparação sobre a orquestra musical com o corpo humano é uma analogia com um potencial didático considerável que, se aplicada por meio de metodologias apropriadas que visem ao uso de analogias como recurso didático, pode contribuir sobremaneira para o ensino sobre o corpo humano.ptPossibilidades pedagógicas de uma comparação do corpo humano com uma orquestra musical: o que pensam professores de biologia?Thesis2023-08-14AnalogiaCiência - Estudo e ensinoCorpo humano - Estudo e ensino