Moreira, Wagner JoséFonseca, Rodrigo de Araújo Sousa2025-05-262019-11-26https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/1586Partindo de uma introdução histórica do Engenho São Jorge dos Erasmos e revisitando conceitos ligados à memória, demonstrou-se como se deu a edição de um espetáculo de videomapping em um monumento nacional e suas imbricações com questões patrimoniais e tecnológicas. Destacou-se seu caráter multifacetado enquanto objeto histórico e concomitantemente, tela de projeção. Foram identificados os principais elementos que compõe o discurso narrativo com auxílio da Semiótica Peirceana, pela ordenação de matrizes da linguagem de Lúcia Santaella. Discutiu-se sobre a simbologia do formato original do espetáculo e o conceito de Walter Benjamin sobre a reprodução da obra de arte e seu conceito de história, bem como a ideia de anacronismo na arte, conforme trabalhada por Georges Didi-Huberman. Face a conceitos de edição, descreveu-se o processo de criação e projeção do espetáculo. Demonstrou-se, assim, a potência do Engenho dos Erasmos enquanto imagem-sintomatizável, capaz de modificar o presente a partir da apresentação histórica.ptA experiência do espetáculo “Memórias de um velho engenho” : a projeção mapeada no monumento nacional Engenho São Jorge dos ErasmosDissertação2025-05-26Edição de vídeoPatrimônio culturalPatrimônioPatrimônio históricoMemória