Ribeiro, Luiz AntônioTeixeira, Gabriela Santos2025-04-032024-11-08https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/1099Este estudo investigou o uso de tecnologias digitais e a aplicação do Design Thinking no desenvolvimento de competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em um projeto de conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em uma escola da rede básica de ensino brasileira. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino fundamental e ensino médio, utilizando uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de questionários, entrevistas e análise dos textos multimodais produzidos pelos alunos colaboradores. Os resultados mostraram que as ferramentas digitais, combinadas com a metodologia do Design Thinking, contribuíram significativamente para o desenvolvimento de 8 das 10 competências gerais da BNCC. A aplicação da abordagem do Design Thinking permitiu que os alunos desenvolvessem soluções criativas e inovadoras para os desafiospropostos, promovendo o desenvolvimento de habilidades comunicativas, pensamento crítico, resolução de problemas e do trabalho colaborativo. Os resultados da pesquisa mostram que a integração de ferramentas digitais e a aplicação do Design Thinking no currículo escolar podem ser uma estratégia eficaz para o desenvolvimento de competências e habilidades da BNCC, voltadas para a promoção dos multiletramentos e para uma atuação cidadã crítica e responsável. Além disso, destaca a importância da formação de professores para a implementação dessa abordagem e sugere a necessidade de mais pesquisas sobre o uso de ferramentas digitais aliadas ao Design Thinking na educação básica.ptTecnologias digitais e design thinking: desenvolvendo habilidades e competências para os multiletramentosDissertação2025-04-03Design thinkingTecnologia digitalMultiletramentosBase Nacional Comum CurricularObjetivos do Desenvolvimento Sustentável