Ribeiro, Ana Elisa FerreiraBabosa, Luana Macieira2025-05-152017-03-20https://repositorio.cefetmg.br//handle/123456789/1485Para entender as especificidades do discurso sobre ciência, este trabalho visa aobservar o processo de recontextualização que transforma textos pertencentes aogênero artigo científico em textos pertencentes ao gênero matéria jornalística. Para talanálise, consideramos artigos científicos escritos por professores e pesquisadores daUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e matérias jornalísticas que forampublicadas no website da universidade (www.ufmg.br). Nosso processo analítico foiestruturado tendo como suporte teórico-metodológico o estudo dos gêneros, levandoem conta teorias de Bahktin (2011), Rodrigues (2004) e Grillo (2013), e dadivulgação científica, onde investigamos a definição de várias expressões destecampo, de acordo com Bueno (1985, 2010), Authier-Revuz (1998), Cassany (2003) eCalsamiglia (1997). O processo de recontextualização foi observado nos textos donosso corpus por meio de categorias de análise elaboradas por Ciapuscio (1997) eCassany e López (2000). Concluímos que esta pesquisa se faz necessária porque umasociedade bem informada sobre temas de ciência e tecnologia (C&T) tem maisautonomia para opinar e participar de decisões governamentais nessa esfera. Alémdisso, entendemos que a divulgação científica atua no desenvolvimento de umacultura científica que dota os cidadãos de pensamento crítico sobre temasrelacionados à ciência.ptDo pesquisador ao cidadão: O jornalismo científico como processo de recontextualizaçãoDissertação2025-05-15Contexto (Linguística) - TextosDivulgação científicaJornalismo científico