A ocorrência da linguagem científica e da linguagem cotidiana nas produções textuais de estudantes da educação profissional técnica de nível médio em química

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Data

2022-01-25

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Editor

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar possíveis manifestações de tensões entre aspectos da linguagem científica e da linguagem cotidiana em produções textuais de estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), a fim de contribuir para a compreensão dos processos de construção e compartilhamento de significados ocorridos em práticas educativas em Ciência e Tecnologia. Partindo-se do pressuposto de que a aprendizagem em Ciências é inseparável da aprendizagem da linguagem científica, analisou-se diferentes produções textuais de estudantes de um dos cursos técnicos integrados do CEFET-MG (Técnico em Química), coletadas ao longo de um período letivo, que evidenciavam aspectos da linguagem científica manifestados no modo de expressão escrita, no contexto de desenvolvimento de disciplinas que possuam caráter técnico- -profissionalizante, em coexistência com aspectos da linguagem cotidiana. A pesquisa proposta nesta dissertação se caracteriza por uma abordagem qualiquantitativa, com o objetivo de um estudo exploratório e foi desenvolvida em duas etapas tendo como fundamentação metodológica a “Análise Textual Discursiva” de Roque Moraes. A primeira fase foi realizada a partir da coleta de atividades experimentais em grupo, relatórios técnicos em grupo, resolução de questões de provas e cadernos de laboratório produzidos por estudantes que cursaram a disciplina de Introdução à Química Experimental no ano de 2019; já a segunda fase, se deu a partir da análise desses materiais. Todos os procedimentos metodológicos foram realizados após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Em relação aos resultados, entre os quatro materiais analisados, pudemos perceber tensões entre a linguagem cotidiana e a linguagem científica em apenas dois materiais, sendo eles: atividades experimentais realizadas em grupo e relatórios técnicos produzidos em grupo. Ou seja, nos materiais cadernos de laboratório e resoluções de questões de provas não foram identificadas tensões entre as linguagens científica e cotidiana. Demonstrar como se manifestam essas possíveis tensões nos possibilita pensar e planejar meios de intervenção sobre os processos de ensino e aprendizagem que ocorrem durante as interações discursivas entre professores e estudantes na sala de aula. O tema é considerado pertinente e demanda aprofundamento dos estudos com o objetivo de compreender a apropriação da linguagem científica pelos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica.

Descrição

Palavras-chave

Aprendizagem, Linguagem científica, Linguagem cotidiana, Educação profissional, Redação científica

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