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O descarte de lâmpadas fluorescentes das indústrias da região metropolitana de Belo Horizonte
(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-03-19) Leopoldino, Carolina Calazans Lopes; Mendonça, Fabrício Molica de; http://lattes.cnpq.br/9496154537888733; http://lattes.cnpq.br/1250305624942898; Mendonça, Fabrício Molica de; Campos, Sanny Rodrigues Moreira; Siqueira, Paulo Henrique de Lima
O uso de lâmpadas fluorescentes apresentou crescimento significativo após a crise energética de 2001. Isso representa, por um lado, a redução do consumo energético e o aumento da competitividade para as organizações e, por outro, uma preocupação para a sociedade moderna, visto que o descarte irregular dessas lâmpadas pós-consumo pode provocar danos ambientais e à saúde humana. Nesse sentido, este trabalho teve por finalidade analisar o processo de descarte de lâmpadas fluorescentes das indústrias usuárias e não geradoras deste produto, localizadas na região metropolitana de Belo Horizonte. O estudo foi realizado dentro de uma abordagem quantitativa e qualitativa, de cunho descritivo, e a coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevista semiestruturada, aplicação de questionário estruturado e visita técnica. Os participantes foram representantes da Gerência de Resíduos Especiais, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da empresa de descontaminação de lâmpadas industriais e das indústrias usuárias e não geradoras de lâmpadas fluorescentes da região metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados indicam que o descarte das lâmpadas fluorescentes ainda não ocorre de forma adequada. O lixo comum ainda é a opção predominante (33% do total), e muitos respondentes desconhecem a legislação ambiental prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos e na Lei de Crimes Ambientais. As indústrias também destacaram dificuldades para a implementação da logística reversa, sendo a ausência de programas do poder público para o descarte correto citada por quase todas as empresas (95%). Assim, o descarte permanece inadequado, e faltam comunicação e fiscalização por parte do poder público.
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Investimentos em projetos de geração de energia distribuída solar fotovoltaica: impactos da tomada de decisão
(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-30) Cruz, Ivan Fernandes da; Paiva, Felipe Dias; http://lattes.cnpq.br/1422795875369677; http://lattes.cnpq.br/2065818759785366; Paiva, Felipe Dias; Januzzi, Flávia Vital; Raad, Lucélia Viviane Vaz
Atualmente, a matriz elétrica brasileira é predominantemente formada por hidrelétricas, com participação superior a 63%, o que gera elevada dependência climática e leva ao acionamento de usinas térmicas em momentos de racionamento, elevando o custo da tarifa. Por outro lado, observa-se que a geração distribuída solar fotovoltaica — para a qual o Brasil possui recursos abundantes, como vasto território e bom nível de irradiação — ainda tem participação incipiente na matriz elétrica, em torno de 0,14%, conforme o Balanço Nacional de Energia (2018). Assim, este estudo teve como objetivo estruturar uma modelagem de viabilidade financeira para apoiar a tomada de decisão em investimentos de geração distribuída solar fotovoltaica, além de analisar os impactos para a distribuidora de energia e para o Estado (nas esferas federal e estadual). A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma investigação quantitativa, com amostra de 1.973.766 unidades consumidoras (UCs) em 773 municípios de Minas Gerais, área de concessão da Cemig Distribuidora S.A., na faixa de consumo de 151 kWh a 500 kWh, considerando o ano de 2018. A análise de viabilidade contemplou três perspectivas — consumidor, distribuidora de energia e Estado — com base nos indicadores Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e *payback* descontado, além da Simulação de Monte Carlo (SMC) para as variáveis preço de equipamentos e instalação, inflação e taxa mínima de atratividade. De forma complementar, foram considerados cenários com variação no preço do kWh. Conclui-se que, na perspectiva do consumidor, para um horizonte de 25 anos (adotado no fluxo de caixa), todas as UCs apresentaram viabilidade financeira; o menor *payback* e a maior TIR, por mesorregião, foram de 6,36 anos e 22,19%, respectivamente, e a aplicação da SMC resultou em mudança positiva modesta nos resultados, em torno de 3% em relação ao cenário-base. Na perspectiva da distribuidora e do Estado, a análise incluiu, além da SMC, cenários considerando a redução da tarifa e a tomada de decisão baseada no *payback* descontado, o que permitiu verificar redução da perda de receita e da arrecadação, possibilitando ainda discutir o *trade-off* entre reduzir tarifas para reter consumidores no sistema atual ou manter as tarifas, permitindo a migração para o sistema de geração distribuída solar fotovoltaica.
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O impacto da toxicidade dos fluxos de ordens sobre a liquidez dos contratos futuros de DI e dólar comercial
(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-30) Ribeiro, João Eduardo; Correia, Laíse Ferraz; http://lattes.cnpq.br/3555901127891549; Correia, Laíse Ferraz; Francisco, José Roberto de Souza; Matos, Getúlio Alves de Souza
O aumento das transações em alta frequência e o crescimento do número de bancos de dados com informações *tick by tick* têm impulsionado as pesquisas sobre microestrutura de mercado, especialmente as que tratam da liquidez e da assimetria informacional presente nas transações. Diante disso, diversos estudos, motivados pela possível influência que a assimetria informacional exerce sobre a liquidez, passaram a buscar formas de identificar sua ocorrência nos mercados. Uma dessas formas é o modelo *Volume-Synchronized Probability of Informed Trading* (VPIN), proposto por Easley, Prado e O’Hara (2012), que mensura diretamente o grau de toxicidade dos fluxos de ordens, ou seja, a probabilidade de haver assimetria informacional na negociação. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo analisar o impacto da toxicidade dos fluxos de ordens dos contratos futuros de DI e de Dólar Comercial negociados na B3 sobre a liquidez de mercado desses ativos. Para tanto, foram utilizados dados intradiários de setembro de 2018 a agosto de 2019 e aplicado um modelo de regressão linear múltipla. Os resultados obtidos indicam que, nos dois modelos estimados — DI Futuro e Dólar Comercial Futuro —, a relação entre a VPIN e o *bid-ask spread* foi positiva. Assim, observa-se que a VPIN é um dos fatores que impactam a liquidez nas negociações desses contratos futuros.
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Competência do diretor escolar na rede estadual de Minas Gerais: o processo de certificação ocupacional à luz da ergologia
(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-30) Matos, Bruno de Almeida; Assis, Lilian Bambirra de; http://lattes.cnpq.br/9916478387903774; http://lattes.cnpq.br/6504354976686588; Assis, Lilian Bambirra de; Oliveira, Kamila Pagel de; La Falce, Jefferson Lopes
O objetivo desta dissertação é compreender, por meio de uma visão ergológica, o processo de certificação dos diretores escolares da rede estadual de Minas Gerais. Iniciado em 2006, o processo de certificação ocupacional de diretores de escolas estaduais em Minas Gerais busca identificar se o profissional possui as competências necessárias para assumir determinado cargo ou função e se atende aos quesitos técnicos, com suas respectivas responsabilidades e atividades. A escolha por uma abordagem ergológica nesta pesquisa foi feita, sobretudo, para dar centralidade e voz ao diretor escolar, de modo a expor sua visão sobre o processo de certificação. Considerada uma démarche, um caminho a ser percorrido, a ergologia se propõe a compreender melhor e intervir nas situações de trabalho para transformá-las, trazendo para o centro das atenções o trabalhador no exercício da atividade, privilegiando os saberes construídos e buscando entender os debates vividos por eles na execução do trabalho. Tendo em vista o objetivo do estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com diretores escolares da rede estadual da região metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, por ter como objeto de estudo a certificação ocupacional, o trabalho aborda a organização da educação brasileira, o histórico e os processos de escolha da figura do diretor escolar, bem como a literatura que se propõe a identificar as competências exigidas para a administração escolar no Brasil. Conclui-se que a implantação da certificação ocupacional estudada foi realizada a reboque de um movimento nacional voltado à melhoria dos resultados do ensino no Brasil, que instituiu uma sistemática de métricas e controles para avaliar a evolução da qualidade da educação no país. Esse movimento é um claro exemplo da injeção de valores do mercado — valores individuais passíveis de quantificação — sobre o polo político, que envolve valores não quantificáveis e o bem comum. Verificada a relação entre as competências e qualidades do gestor escolar e essa melhoria, a certificação ocupacional passou a ser o selo de qualidade do profissional que ocupa o cargo, validando os esforços do governo estadual para a melhoria do ensino. Entretanto, a certificação não consegue abarcar a realidade do trabalho desses profissionais de forma a preparar plenamente os candidatos para a nomeação no cargo.
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Participação e deliberação online: uma análise de um programa de inovação em uma universidade pública
(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-28) Quirino, Fernando Gustavo da Silva; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; http://lattes.cnpq.br/3836203930867479; http://lattes.cnpq.br/7230737316200760; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; Oliveira, Virgílio Cézar da Silva e; Zambalde, André
Propôs-se neste trabalho investigar a tomada de decisão dos gestores do setor público no que tange à participação institucional e à deliberação dos debates nos ambientes virtuais. A participação e a deliberação são temas de estudos desde a década de 1960. No Brasil, as lutas no campo social culminaram no reconhecimento de diversos direitos cidadãos na Constituição Federal promulgada em 1988. Este mesmo documento institucionalizou a participação social ao convocar a população para a tomada de decisão no setor público por meio dos conselhos deliberativos temáticos associados a programas de cunho participativo construídos a partir da década de 1980, com destaque para o Orçamento Participativo. Com o incremento da tecnologia da informação, desde o princípio do século XXI foram criados instrumentos de participação no ambiente virtual, dentre os quais o programa considerado para análise nesta dissertação. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar quais as tipologias de participação e o nível de deliberatividade verificados no âmbito desse programa aplicado em uma universidade pública do Brasil, enquanto instância de participação institucional e deliberação pública online. O estudo possui um viés qualitativo, seguindo uma abordagem interpretativista. Para a coleta de dados foram utilizadas fontes documentais sobre o sítio eletrônico do programa e a plataforma de interação, sobre o edital que regulamentou a participação no programa e sobre as postagens dos usuários da plataforma. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo com auxílio do software Atlas.ti, versão 7.5.16. As categorias de análise para codificação foram baseadas em Dahlberg (2004) e Dahlberg (2011), dividindo-se em Consumidor Liberal, Deliberativo, Anti-Público e Marxista Autônomo. Foram analisadas a constituição da plataforma e o instrumento convocatório com as regras do programa. Observou-se uma frequência muito alta em participações classificadas como Consumidor Liberal, o que demonstra que havia maior interesse na premiação do que nas mudanças que o programa poderia propor no âmbito da universidade. Com os resultados e discussões desta pesquisa, pretende-se contribuir para uma maior compreensão dos processos decisórios nas organizações públicas no ambiente virtual.