Mestrado em Engenharia de Materiais
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Navegando Mestrado em Engenharia de Materiais por Autor "Aline Silva Magalhães"
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Item Análise da microestrutura e do comportamento mecânico de aços TRIP(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-08-04) Marinho, Maria Clara Michel; Corrêa, Elaine Carballo Siqueira; Lopes, Wellington; http://lattes.cnpq.br/4445376135095677; http://lattes.cnpq.br/3203046752707862; http://lattes.cnpq.br/3302238381792658; Augusto Cesar da Silva Bezerra; Aline Silva MagalhãesA indústria automobilística utiliza como um dos seus principais materiais estruturais o aço, por ter, dentre diversas características, boa conformabilidade, elevada resistência mecânica e relativamente baixo custo. Uma das formas de atender a este mercado é investindo no desenvolvimento de ligas como os aços assistidos pelo efeito TRIP, caracterizados pela presença de microestrutura multiconstituída e transformação de fase de austenita para martensita por deformação plástica. Esses materiais metálicos, instrumento deste trabalho, além de boas conformabilidade e resistência mecânica, apresentam a princípio ainda elevadas ductilidade e capacidade de encruamento, aspectos podem ser obtidos a partir de ciclos térmicos e/ou termomecânicos diversos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar quais são os efeitos do ciclo térmico na microestrutura, nas propriedades mecânicas, no encruamento e em determinados aspectos relacionados à estampabilidade do material, bem como algumas características da liga após deformação plástica. Esses efeitos foram analisados por meio de microscopia óptica, difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura, ensaios de tração, ensaios de dureza e análise de encruamento. De forma geral maiores tempos e temperaturas de austêmpera aumentaram a proporção de bainita, diminuíram as proporções de MA, enquanto a quantidade de austenita retida exibiu aumento. Maiores tempos de austêmpera resultaram em valores de durezas maiores enquanto maiores temperaturas resultaram em menores valores durezas. Tanto o limite de resistência a tração quanto o limite de escoamento foram maiores em menores tempos e temperaturas. Notou-se que o aumento do tempo de austêmpera teve como efeito o aumento na fração de bainita e austenita retida, além do aumento do teor de carbono nesta última. Essas mudanças resultaram na diminuição da resistência mecânica do aço, porém, em contrapartida, aumentaram a ductilidade e o coeficiente de encruamento. De forma similar, o aumento da temperatura durante o processo de austêmpera acarretou na diminuição da resistência mecânica, mas contribuiu para um aumento tanto na ductilidade quanto no coeficiente de encruamento.