Mestrado em Engenharia de Materiais
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Navegando Mestrado em Engenharia de Materiais por Autor "Alves, Ivis Fernanda Teles"
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Item Blenda de PEUAPM/PET: obtenção e caracterização mecânica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2014-01-16) Alves, Ivis Fernanda Teles; Sousa, Alexandre Rangel de; http://lattes.cnpq.br/9897600291568251; http://lattes.cnpq.br/7752065320406944; Calado, Claudinei Rezende; Patrício, Patrícia Santiago de OliveiraEste estudo objetivou o desenvolvimento de blendas por meio da mistura de polietileno de ultra-alto peso molecular (PEUAPM) com poli(tereftalato de etileno) (PET), processadas por meio de compressão térmica, com intuito de avaliar as propriedades mecânicas de resistência à tração, impacto e desgaste. Foi avaliada ainda, a influência da massa molar nas propriedades mecânicas das blendas utilizando dois tipos de PEUAPM; um com massa molar de 8,0x106 g/mol e o outro com 3,0x106 g/mol. As amostras da blenda foram produzidas com as seguintes proporções: 90%PEUAPM/10%PET; 80%PEUAPM/20%PET e 70%PEUAPM/30%PET. As amostras foram caracterizadas pelos ensaios de tração, impacto e desgaste. Foi realizada ainda a caracterização térmica dos polímeros puros PET e PEUAPM por Calorimetria Exploratória Diferencial DSC; a caracterização da microestrutura da superfície de fratura após o ensaio de tração via Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e, finalmente, a avaliação da absorção de água pelas blendas desenvolvidas. A adição de PET na blenda leva a um decréscimo nas propriedades de tensão de ruptura, deformação na ruptura, tenacidade e resiliência em comparação com o PEUAPM puro. Em relação à massa molar, o PEUAPM de maior massa molar (A) obteve uma redução percentual nos valores de tensão na ruptura menor do que o de menor massa molar (B) até a adição de 20%PET na blenda. A deformação na ruptura apresentou uma redução brusca para as duas massas molares, sem variação significativa entre elas. No ensaio de impacto realizado, não ocorreu rompimento dos corpos de prova; as amostras submetidas ao ensaio de desgaste não apresentaram desgaste significativo pelo período estudado.