Mestrado em Engenharia Civil
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Navegando Mestrado em Engenharia Civil por Autor "Adriano de Paula e Silva"
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Item Avaliação do processo de implementação da transição dos sistemas de gestão da qualidade ISO 9001 versões 2008 e 2015: empresas da construção civil(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-05-23) Peguero, Scarlet Natalie Jorge; Azevedo, Rogério Cabral de; Ely, Daniela Matschulat; http://lattes.cnpq.br/8692921620150863; http://lattes.cnpq.br/0613519736951060; Rogério Cabral de Azevedo; Daniela Matschulat Ely; Adriano de Paula e Silva; Hersília de Andrade e SantosOs sistemas de gestão da qualidade implementados com a versão 2008 da norma ISO 9001 devem ser atualizados conforme a última revisão desta norma, publicada no ano 2015. Nesta atualização, novos requisitos foram incorporados ou alterados. Existem inúmeros aspectos que podem facilitar ou dificultar a incorporação dos requisitos, novos ou alterados, nos sistemas de gestão da qualidade das empresas do setor da construção civil. O presente trabalho visa avaliar o processo de transição dos sistemas de gestão de Qualidade ISO 9001, versão 2008 para 2015, em empresas da construção civil. Para isso foram identificadas as empresas dispostas e favoráveis a fazer a transição. Para estas empresas foram analisadas as motivações que conduzem as empresas a implementar sistemas de gestão da qualidade e as facilidades e/ou barreiras que podem influenciar esse processo. Com esse intuito, utilizou-se como abordagem metodológica a pesquisa tipo levantamento. As principais motivações internas identificadas foram: melhoria da qualidade dos produtos e serviços e melhoria dos processos internos. A principal motivação externa que influenciou o processo de transição foi a exigência/ demanda de clientes. As principais barreiras identificadas foram: comprometimento de alta direção e falta de entendimento da ISO 9001. Ao comparar esses resultados com outras pesquisas, percebe-se que as motivações e as barreiras do setor da construção civil diferem de outros segmentos de mercado, indicando que cada segmento possui desafios diferentes.