Navegando por Autor "Aguiar, Camila de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Afetividade na educação a distância: um estudo de caso em um curso de licenciatura(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-08-31) Aguiar, Camila de; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; http://lattes.cnpq.br/2036729404506916; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; Giffoni, Iomara Albuquerque; Soela, VanderleiA partir do século XX, começaram a surgir estudos a respeito da importância da afetividade no processo de aprendizagem. Considerando essa recente temática, sobretudo associada à Educação a Distância (EaD), o objetivo desta pesquisa de mestrado foi analisar as relações de afetividade entre os atores da EaD (alunos, professores, tutores) e de que maneira elas contribuem para a aprendizagem, envolvimento e engajamento dos alunos de licenciatura de uma rede privada de ensino. No Referencial Teórico, segundo os estudiosos que sustentam estas temáticas, explorou-se a respeito: da Educação Profissional e Tecnológica, da EaD no Brasil, da Afetividade no processo de aprendizagem, dos principais atores da EaD, da Presença Social, dos vínculos afetivos e dos critérios que apontam uma relação afetiva na EaD. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e segundo o objetivo traçado foi do tipo descritiva. Em relação aos procedimentos técnicos, recorreu-se ao estudo de caso. Por fim, como instrumento de coleta de dados, optou-se pelo questionário. A pesquisa foi realizada em cinco etapas. Na primeira etapa, sucedeu o levantamento dos critérios que apontam uma relação afetiva e como eles promovem a afetividade. Na segunda etapa, foi feita a identificação de como ocorre as relações entre aluno - tutor, aluno - professor, aluno - aluno. Na terceira etapa, verificou-se se os feedbacks das atividades que os alunos recebem são positivos. Na quarta etapa, investigou a respeito das intervenções dos tutores, professores e equipe pedagógica e de que maneira elas contribuem para a afetividade no AVA. E, por fim, na quinta etapa, foi feita a identificação de como os alunos percebem a criação de laços afetivos com seus professores e tutores durante suas aprendizagens. Os resultados encontrados permitiram concluir que ainda existe um longo caminho a ser percorrido, a fim de favorecer a afetividade no processo de ensino e aprendizagem a distância. Verificou-se que os professores buscam oportunizar diferentes estratégias didáticas, a fim de contribuir com o processo de aprendizagem dos alunos. Porém, eles ainda não conseguem potencializar as relações de maneira a estabelecer um contato afetivo com os alunos, utilizando as ferramentas disponíveis no AVA, pois é por meio desse ambiente exclusivamente que os professores estabelecem contato com os alunos. Portanto, há uma lacuna a ser preenchida para que esse processo seja mais interativo, menos mecanizado e mais afetivo.